Marcadores

Tranduza (Translate)

sábado, 30 de agosto de 2014

7 Coisas Surpreendentes que Você Provavelmente não Sabe sobre a Exposição à Luz Solar e sobre os Protetores Solares

                         
Atualizado em 21/06/2016     

Tradução do Vitamina D de trechos dos artigos do Dr. Mercola                         

Pergunte a alguém sobre proteção solar e provavelmente você receberá uma repreensão desinformada de uma pessoa que foi mal instruída pelas autoridades de saúde e os meios de comunicação. Quase nada do que você ouve sobre protetores solares na mídia tradicional é correto. Então aqui está um guia rápido com as sete coisas mais importantes que você precisa saber sobre proteção solar, luz solar e vitamina D:

# 1) A FDA se recusa a permitir que os ingredientes naturais de proteção solar sejam usados em produtos bloqueadores/protetores solares

É verdade: Se você criar um protetor solar verdadeiramente natural, utilizando plantas exóticas com poderosas propriedades de proteção solar, você nunca será capaz de vendê-lo como um produto de “filtro solar”. Isso porque a FDA decide o que pode ser usado como protetor solar e o que não pode, independentemente do que realmente funciona no mundo real. E há realmente apenas dois ingredientes naturais que a FDA permite usar nos produtos de proteção solar, o óxido de zinco e dióxido de titânio.
Quaisquer outros ingredientes naturais em produtos de proteção solar, que sejam vendidos como “protetor solar” são considerados classificados erroneamente pela FDA, e o resultado é que serão confiscados … mesmo se eles oferecem uma proteção solar fantástica!
Não é surpreendente que este monopólio total sobre as propriedades químicas dos protetores solares seja projetado para proteger os lucros das empresas químicas, enquanto marginaliza as empresas de produtos naturais que poderiam facilmente formular soluções muito melhores. Eu pessoalmente tenho conversado com os fundadores das empresas de diversos produtos de saúde que descobriram formulações de protetores solares incríveis usando nada mais do que vegetais naturais, mas a FDA não permitirá que eles comercializem os seus produtos como protetor solar!
É apenas mais um exemplo de como a FDA se coloca no caminho da inovação em saúde.

# 2) Quase todos os protetores solares convencionais contêm substâncias cancerígenas
Leia a lista de ingredientes de qualquer protetor solar vendido no Wal-Mart, ou Walgreens, ou qualquer loja convencional. Eu desafio você!
Você não será capaz de pronunciar a maioria das substâncias químicas encontradas na lista de ingredientes. Isso porque a maioria dos protetores solares são formulados com substâncias químicas que causam câncer, como os parabenos, fragrâncias, álcool, solventes fortes e óleos derivados do petróleo. Um protetor solar típico literalmente faz um ataque químico em seu corpo. É por isso que as pesquisas mostram que o uso de protetores solares causa mais câncer do que previne. (http://www.naturalnews.com/023317_skin_chemicals_products.html).

# 3) Em uma nação onde mais de 70% da população é deficiente de vitamina D, o protetor solar realmente bloqueia a produção de vitamina D.
A deficiência de vitamina D é provavelmente a deficiência mais difundida na América do Norte. Segundo pesquisas, 70 por cento das pessoas brancas são deficientes em vitamina D e até 97% dos negros são deficientes (http://vitaminad3.wordpress.com/tag/deficiencia/).
A deficiência crônica de vitamina D promove o câncer (http://vitaminad3.wordpress.com/tag/cancer/), gripes, infecções, depressão, osteoporose e desequilíbrios hormonais. A vitamina D produzida naturalmente pelo corpo pode prevenir sozinha entre 50% e 80% de todos os cânceres (http://vitaminad3.wordpress.com/2013/02/14/a-vitamina-d-reduz-o-risco-de-cancer-em-77-por-cento-a-industria-da-doenca-se-recusa-a-apoiar-a-prevencao-desta-doenca/).
Ao bloquear a produção de vitamina D na pele, os produtos de proteção solar realmente contribuem para o câncer e a promoção de deficiências nutricionais. O horário em que há maior incidência de raios UVB, que em contato com a gordura que nosso corpo produz depositada sobre a nossa pele, faz com que produzamos vitamina D é, aproximadamente, de 10:00 h às 14:00 h (quanto mais próximo do meio-dia, maior é a incidência de raios UVB). Para que haja a produção de vitamina D, precisamos tomar sol até que a pele fique um pouco avermelhada, quanto mais morena a pessoa for mais tempo ela necessitará ficar exposta ao sol. Após este período de tempo, após a pessoa ficar levemente avermelhada, então o sol passará a ser nocivo e não mais produzirá a vitamina D.
Isso não significa que você deve parar de usar um protetor solar, claro. Se a sua pele é muito clara e você está planejando passar um dia na praia no Havaí, obviamente se beneficiaria de algum nível de proteção contra o sol usando um protetor solar verdadeiramente natural. Mas uma pessoa informada permitiria sua pele atingir um bronzeado saudável e natural (sim, um bronzeado é verdadeiramente saudável se combinado com uma boa nutrição, veja abaixo) através de níveis de exposição razoáveis que ativem a produção de vitamina D na pele. Para que haja gordura sobre a pele, necessária para a produção da vitamina D, evite mais que um banho ao dia, banhos demorados e use sabonetes, preferencialmente de glicerina ou cold process, deve-se usá-lo apenas na região pubiana, axila, mãos, pés e rosto e a temperatura da água não deve ser muito quente, na verdade, o mais fria possível.

# 4) Você pode aumentar sua resistência solar interior, alterando o que você come.
Aqui está o verdadeiro segredo da exposição ao sol que ninguém na medicina convencional está dizendo (porque, como sempre, são lamentavelmente ignorantes em nutrição): você pode aumentar a sua proteção solar interior consumindo alimentos ricos em antioxidantes e superalimentos.
O suplemento de astaxantina, por exemplo, é muito bem conhecido por aumentar a resistência natural da sua pele para queimaduras solares. Seus carotenóides lipossolúveis realmente são transportados para as células da pele que a protegem contra a exposição aos raios UV.
Quando você tem mais antioxidantes naturais em sua dieta, sua pele é mais capaz de evitar as queimaduras. Quase todos acreditam, erradamente, que a resposta de queimadura de sol de uma pessoa é puramente um fator genético. Eles estão errados. Você pode melhorar radicalmente a sua resistência aos raios UV fazendo mudanças em sua dieta.
Eu sou um grande exemplo disso, na verdade, minha pele se queimava depois de ficar apenas 20 ou 30 minutos sob o sol, quando eu estava em uma dieta de junk food. Mas agora, como alguém que come superalimentos e suplementos nutricionais de alta qualidade todos os dias, posso passar horas sob o sol e minha pele só ficará ligeiramente avermelhada (que desaparece algumas horas mais tarde não resultando em uma queimadura ou descamação da pele).
Com exceção de passar um dia a um parque aquático, eu não uso filtro solar há mais de 8 anos. Eu passo muito tempo sob o sol e não tenho absolutamente nenhuma preocupação com o câncer de pele. Minha pele, a maioria das pessoas me dizem, parece consideravelmente mais jovem que minha idade biológica. Isto não e por causa dos produtos de proteção solar, e sim nutrição. Exposição solar não faz com que a sua pele envelheça se você segue uma dieta nutricional de alta densidade.

# 5) A exposição aos raios UV sozinha não causa câncer de pele.
É um mito médico completo que “a exposição aos raios UV cause câncer de pele.” Esta ideia falsa é uma fabricação total da comunidade médica ignorante (dermatologistas) e empresas de protetores solares com fins lucrativos.
A verdade é realmente mais complicada: O câncer de pele pode ser causado quando a exposição UV é combinada com deficiências nutricionais crônicas que criam vulnerabilidades na pele.
Para desenvolver o câncer de pele, em outras palavras, você tem que comer uma dieta de junk food, evitar antioxidantes protetores, e em seguida também expor sua pele excessivamente ao sol. Todos estes três elementos são necessários. A medicina convencional ignora completamente as influências da dieta e se concentra inteiramente em um único fator: Usar protetor solar versus não usar protetor solar. Esta é uma abordagem unidimensional da questão que é grosseiramente simplificada ao ponto de ser enganosa.
A indústria médica, ao que parece, não quer que as pessoas descubram o poder dos alimentos para uma pele mais saudável. É incrível, realmente: Sua pele é feita integralmente dos alimentos que você come, então como poderia a dieta não afetar a saúde da mesma? No entanto, ninguém na medicina convencional – nem os dermatologistas, nem médicos e nem os reguladores de saúde – ninguém têm a honestidade intelectual de admitir que o que você come determina, em grande parte, como a sua pele reage à exposição UV.

# 6) Nem todos os protetores solares “naturais” são realmente naturais.
Tenha cuidado ao comprar os protetores solares chamados “naturais”. Embora existam alguns lá fora, muitos são apenas alguns exemplos de propagandas enganosas, onde eles usam termos como “natural” ou “orgânico”, mas ainda contém cargas de produtos químicos sintéticos assim mesmo.
Um bom guia para verificação de protetores solares é o guia do Environmental Working Group (EWG) em: http://www.EWG.org/skindeep/
Alguns dos produtos que são verdadeiramente naturais incluem Loving Naturals Sunscreen e Badger (SPF 34 e também é repelente natural) compre na Iherb por US$ 15.29 + US$ 4.00 de frete para o Brasil. A avaliação de risco à saúde feita pelo EWG (Environmental Working Group - Grupo de Trabalho do Meio-Ambiente) que é de 0 a 10, para estes protetores solares citados orgânicos é 1.
Leia os rótulos de ingredientes. Não use produtos de proteção solar que contenham ingredientes que soam como produtos químicos:
• Metil …
• propil …
• butil …
• Etyl …
• Triet …
• Diet…
etc
Sempre compre produtos de proteção solar sem perfumes a menos que, por algum motivo, você aprecie cobrir a pele com produtos químicos de fragrâncias artificiais. Um protetor solar típico tem mais do que uma dúzia de fragrâncias químicas causadoras de câncer que são absorvidas pela pele. A maioria dos protetores solares, quando aplicados conforme as instruções, são realmente banhos químicos tóxicos que sobrecarregam fortemente o seu fígado e que podem lhe causar câncer.

# 7) Muitos protetores solares “livres de químicos” são carregados com produtos químicos
Faça uma busca na Amazon.com por produtos de proteção solar “livres de químicos” e verá uma listagem de:
Jason Natural Cosmetics – Earth’s Best Sun Block Chemical Free, 4 oz cream
Clique sobre o produto e você vai encontrar uma lista de ingredientes, incluindo: benzoato de alquila C12-15, Caprylic/Capric Triglyceride, isoestearílico de sorbitano, sorbitano de sorbitano, palmitato etilhexil, Macadamiate de etila, cálcio amido Octenylsuccinate, Stearalkonium Hectorite.
Então, como é que esses produtos não são produtos químicos? Palmitato Etilhexil não é um produto químico? Quem são essas pessoas que estão brincando? A descrição da Amazon.com (título) deste produto é falsa e enganosa. Para ser justo, no entanto, o título do produto parece ter sido adicionada no sistema Amazon.com pelo vendedor e não pela empresa Jason. Mas é um exemplo de como a informação proveniente de vendedores online muitas vezes pode ser enganosa.
Sempre leia os ingredientes de qualquer protetor solar antes de usar.
Cuidado com o campo minado da desinformação sobre produtos de proteção solar
Talvez os produtos de proteção solar, mais do que qualquer outro produto de cuidados pessoais, carregam informações “oficiais” distribuída através da mídia que são irremediavelmente enganosas (para não dizer falsas). Surpreendentemente, ninguém na mídia ou o governo está disposto a admitir que produtos químicos de fragrâncias são ruins para a saúde. Da mesma forma, ninguém está disposto a admitir que os produtos químicos que são colocados na sua pele são ABSORVIDOS por ela.
Sem estas duas verdades serem reconhecidas, o restante do que eles dizem sobre filtros solares é conversa inútil. Qualquer discussão honesta sobre proteção solar deve reconhecer a verdade simples que os produtos químicos são colocados na pele são absorvidos através dela, e que os produtos solares são feitos de um coquetel de produtos químicos que causam câncer.
Esta é a verdade sobre os protetores solares que tanto a indústria do câncer como os que fabricam produtos de proteção solar não querem que você ouça. É o pequeno segredo sujo: quanto mais você usa estes produtos, mais chances de que seu corpo fique doente (E mais dinheiro os centros de câncer fazem “tratando” seu câncer com produtos químicos ainda mais mortais conhecidos como quimioterapia.)
Portanto, seja um comprador cuidadoso. Produtos de proteção solar são um campo minado de mentiras, desinformação e fraude para mantê-lo ignorante sobre a importância da exposição ao sol e os riscos à saúde associados ao uso de substâncias químicas que causam câncer de pele.
Teste seus níveis de Vitamina D, ao menos 1 vez ao ano, preferecialmente no inverno, solicitando ao seu médico um exame de sangue para averiguar seus níveis de 25 hidroxi D. Abaixo de 50 ng/ ml, significa que você está com deficiência de vitamina D, de 50 a 70 ng/ml está normal, para tratar cânceres e doenças cardíacas seu nível deverá estar entre 70 a 100 ng/ml e acima de 100 ng/ml, estará em excesso.
vitamin d levels
Fique com os produtos de proteção solar verdadeiramente naturais (quando necessários) e tente construir um bronzeado saudável, consumindo superalimentos e antioxidantes na sua dieta. Considere a adoção da astaxantina e outros nutrientes lipossolúveis. Beba sucos de vegetais frescos diariamente com vegetais carregados de nutrientes vivos. Exponha-se à luz solar pelo tempo de criar um bronzeado saudável e que você não precise de nenhuma proteção solar. Contrariamente a todas as informações erradas que nós todos temos sido alimentados, um bronzeado saudável é na verdade um bom sinal de que você está conseguindo uma adequada síntese de vitamina D em sua pele. Saiba mais sobre a Vitamina D: A Cura Proibida aqui.

Referências:

http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2014/07/07/vitamin-d-screening-cancer-prevention.aspx
Tradução Vitamina D – Brasil
Dr. Mercola – Dicas para desfrutar o verão ao ar livre
Dr. Mercola – A importância e os benefícios da astaxantina