Marcadores

Tranduza (Translate)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Como Fazer e Usar Cera Fria Depilatória em Casa

 
Quem não gosta de dar-se ao luxo de reservar um horário no salão para colocar a depilação em dia e sair de lá mais bonita? Só que nem sempre dá para esperar a esteticista ficar disponível de novo. Se você quer deixar o salão para um outro dia e depilar por conta própria e ainda economizar e não utilizar substâncias tóxicas, este artigo traz uma receita fácil de cera.

Se você está em dúvida entre a cera quente ou a fria, saiba que nenhuma das duas oferece perigos se usadas adequadamente. No entanto, a cera quente pode provocar flacidez quando aplicada frequentemente, sobretudo em regiões onde a pele é mais fina, como buço e sobrancelha, e predispor o aparecimento de pelos encravados. Além disso, quando há exposição ao sol após a depilação com cera quente ou se ela for aplicada sobre algum tipo de lesão pode ainda causar manchas ou escurecer a pele. 

Ingredientes:

  • 3 e1\2 xícaras de açúcar cristal
  • 1\2 xícara de mel
  • 1 xícara de água
  • Suco de 1 limão recém-espremido

    Como fazer a cera
    1. Derreta o açúcar. Em uma panela caçarola (dessas de fazer arroz, por exemplo), coloque o açúcar e deixe no fogo médio alto sem mexer - basta rodar um pouco a panela - até que o açúcar comece a caramelizar. O cheiro fica uma delícia!

    2. Adicione o mel e o limão, misturando com uma colher de pau. É preciso cuidado: o açúcar vai borbulhar e pode até espirrar, podendo causar queimaduras.
    Continue mexendo durante cerca de 20 minutos até que fique com a consistência cremosa. Caso fique grossa demais, adicione 1 colher de sopa de água de cada vez até acertar o ponto.
    Para saber se a cera está no ponto certo, coloque 1 colher de água num prato de sobremesa e depois coloque meia colher da cera neste prato e observe se as laterais começam a subir e verifique com o dedo indicador e polegar em forma de pinça, se a cera do prato está repuxando. Caso ela ainda não esteja repuxando, volte ao fogo baixo por mais alguns minutos até que a cera fique no ponto certo.
    Obs: O ponto é semelhante a aparência de um brigadeiro mole.
    3. Deixe a cera ficar morna antes de usar. Caso queira usar mais tarde, deixe esfriar e guarde na geladeira. Essa cera pode ser utilizada em qualquer área do corpo e pode ser guardada num recipiente de vidro com tampa. Se ela solidificar, aqueça em banho-maria e verifique a temperatura antes de usar. O ideal é de morna para fria. Cuidado para não se queimar!

    Como Usar a Cera
    1. Confira o comprimento dos pelos a serem removidos. Eles devem ter no mínimo de 3 a 6 milímetros de comprimento.
    Se os seus pelos não estiverem compridos o suficiente, a cera não vai conseguir arrancá-los pela raiz.
    Por outro lado, se os pelos estiverem compridos demais, pode doer muito na hora de arrancá-los.
     
    2. Prepare tiras de tecido. Você pode comprar em perfumarias ou farmácias as tiras prontas ou pode cortar uma camiseta velha de algodão ou linho.
    Para evitar que as tiras rasguem logo, faça um reforço com a máquina de costura.
     
    3. Lave a região com àgua e sabonete (de preferência de glicerina) antes de depilar a área e seque bem. Antes da depilação, é fundamental que a pele esteja higienizada, sem resíduos de cremes ou óleos corporais e sem nenhum tipo de lesão - para evitar a contaminação por fungos e bactérias. Também não se deve fazer a depilação quando a pele está sensível. Aconselho ainda que a pele seja preparada para a depilação um ou dois dias antes do procedimento, com uma esfoliação leve (com bucha vegetal ou com movimentos circulares de uma pasta com mel e açúcar) que não cause irritação ou manchas no local". Pode-se também polvilhar amido de milho . Desta forma, toda oleosidade e umidade será removida da pele, permitindo que a cera tenha uma melhor aderência aos pelos, o que torna o processo muito menos dolorido.
    4. Aplique a cera. Use uma espátula de madeira, espalhe a cera no local desejado. Passe a cera no sentido do crescimento dos fios.
    5. Pressione levemente a tira de tecido sobre a cera. Pegue uma tira, coloque na cera e passe na direção do crescimento dos pelos. A retirada da cera deve ser feita de maneira rápida e na direção oposta ao crescimento do pelo. Quando terminar verifique se todos os pelos foram eliminados, os que sobrarem devem ser retirados com uma pinça. Aplicar a cera várias vezes no mesmo local pode irritar a pele.
    6. Deixe a cera esfriar completamente. Levante com cuidado a ponta da tira para conferir se a cera grudou bem.
    7. Remova a tira. Segure a pele do local firmemente, puxando-a de um ponto que fique embaixo da tira. Puxe a tira no sentido contrário do crescimento dos pelos rapidamente. Procure puxar a tira para a frente, e não para cima e reto.
    8. Guarde o restante da cera na geladeira num copo ou recipiente de vidro. Ela dura cerca de 2 semanas na geladeira, ou até 2 meses no freezer. Aqueça-a em banho-maria.

    Atenção: Não tome sol no mesmo dia da depilação, pois pode manchar a pele devido ao limão presente em sua composição!

    Observação minha, Sílen: Fiz a receita a primeira vez e odiei, o ponto tinha ficado errado. Peguei esta mesma cera, coloquei mais água e limão e o ponto ficou ok. Esperei esfriar para utilizá-la e usei a mesma tira algumas vezes. Achei a cera tão eficiente quanto à Roll on, com a vantagem de não deixar a pele grudenta depois. É só tomar banho para facilmente remover os resíduos dessa cera caseira completamente.

    Referências:

    http://pt.wikihow.com/Fazer-Cera-Depilat%C3%B3ria-em-Casa

    http://www.tuasaude.com/cera-caseira-para-depilacao/

    http://www.minhavida.com.br/beleza/galerias/16304-sete-dicas-para-fazer-depilacao-com-cera-em-casa-sem-erros/