Marcadores

Tranduza (Translate)

sábado, 30 de agosto de 2014

Mais de 70 Razões pelas quais Você Deve Usar o Óleo Essencial Orgânico de Melaleuca (Tea Tree)

Tea tree oil - Dr. Axe

Editado em 04/08/2015 - atualizado em 14/05/2019.

Os óleos essenciais são essências aromáticas puras, altamente concentradas, voláteis de árvores, arbustos, ervas, sementes, gramíneas, resinas e flores. Eles podem ser claros, âmbar, amarelo, verde, rosa e até mesmo azul escuro e sua consistência varia de água como de um rio a quase sólida (como vetiver). Cada óleo essencial vem de partes específicas da planta que eles são extraídos.

De acordo com uma revisão científica do tea tree publicada em Clinical Microbiology Reviews, os dados mostram claramente a atividade de amplo espectro do óleo de melaleuca devido às suas propriedades antibacterianas, antifúngicas, antiparasitárias e antivirais. Isso significa, em teoria, que o óleo de tea tree pode ser usado para combater uma série de infecções, de MRSA a pé de atleta. Os pesquisadores ainda estão avaliando esses benefícios do tea tree, mas eles foram mostrados em alguns estudos em humanos, estudos de laboratório e relatos anedóticos.

Estudos laboratoriais mostraram que o óleo de tea tree pode inibir o crescimento de bactérias como Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Haemophilus influenzae, Streptococcus pyogenes e Streptococcus pneumoniae. Estas bactérias causam infecções graves, incluindo pneumonia, infecções do trato urinário, doenças respiratórias, infecções da corrente sanguínea, infecções na garganta, infecções sinusais e impetigo. 

Por causa das propriedades antifúngicas do óleo de tea tree, ele pode ter a capacidade de combater ou prevenir infecções fúngicas como cândida, comichão de Jock, pé de atleta e fungo de unha.


Estudos de laboratório mostram que o óleo de tea tree tem a capacidade de combater o vírus do herpes recorrente (que causa herpes labial) e gripe. A atividade antiviral do óleo de melaleuca tem sido atribuída à presença do terpinen-4-ol, um dos principais componentes ativos do óleo. 

O óleo de tea tree pode ser eficaz na redução da inflamação, combatendo infecções de pele ou feridas e reduzindo o tamanho das feridas. Ele pode ser usado para aliviar queimaduras solares, feridas e picadas de insetos, mas deve-se aplicá-lo a uma pequena área da pele para descartar uma sensibilidade ao uso tópico.

Como é seu Modo de Ação?

“Uma das vantagens de se recomendar o óleo de Tea Tree como antisséptico, é que é impossível para um micróbio infeccioso criar resistência a ele. O óleo possui uma complexidade química tão grande, com mais de 100 componentes, que uma bactéria não consegue modificar seu sistema enzimático para lidar com isso. Esta é hoje uma das grandes vantagens do uso do Tea Tree em substituição aos antibióticos convencionais, que a cada dia perdem mais ação pelo fato dos micróbios estarem desenvolvendo resistência a seus efeitos, exigindo assim o uso de drogas cada vez mais fortes e prejudiciais” declara Fabian László Flégner - Professor e pesquisador de óleos essenciais.


Difusão ou Aplicação Tópica - Qual é Mais Indicada?

Depende. De acordo com Robert Tisserand, a inalação de óleos essenciais é uma maneira muito eficiente de absorvê-los rapidamente na corrente sanguínea.
“Substâncias inaladas passam da traqueia para os brônquios e daí para bronquíolos mais finos e mais finos, terminando nos alvéolos microscópicos dos pulmões, onde a troca gasosa com os pulmões ocorre. Os alvéolos são extremamente eficientes no transporte de pequenas moléculas, como os constituintes do óleo essencial, para o sangue. ”(Essential Oil Safety, p. 49)

Uma boa regra para a difusão é de 30 a 60 minutos, uma hora de folga e, em seguida, repita, se desejar. Estes aparelhos (aqui) difusores ultrassônicos são indicados para preservar as propriedades dos óleos essenciais.

A aplicação tópica é considerada uma melhor escolha quando você quer tratar diretamente a pele, ou quando você prefere que a absorção ocorra por um longo período de tempo. (Demora um pouco para os óleos essenciais passarem através da pele).


Aqui Estão Mais de 70 Razões pelas quais Você Deve Usar o Óleo de Tea Tree:
  1. Acne: Pode-se aplicar o óleo de Tea Tree puro sobre a acne ou 5 gotas em 1 colher de chá de óleo de rícino.  
  2. Aftas: Aplique uma ou duas gotas do óleo diretamente na área infectada com um cotonete, duas vezes ao dia. Além disso, bocheche com as instruções para o mau hálito. 
  3. Alergias: Use topicamente massageando no peito, abdômen ou pontos de reflexos dos pés. 
  4. Amidalite: Inspire o vapor de água, utilizando uma panela ou vaporizador com água filtrada, com o óleo de Tea Tree, gargareje, e massageie no pescoço e sola dos pés. 
  5. Artrite: Para ajudar a reduzir a dor associada com o inchaço da artrite, adicione 20 gotas de óleo essencial orgânico de Melaleuca (Tea Tree) a 60 ml de semente de uva ou outro óleo carreador. Massageie a área afetada 2-3 vezes ao dia. 
  6. Assaduras: Num óleo carreador como o de Semente de Uva ou de Amêndoas ou ainda o óleo de coco orgânico extravirgem, pingue 2 gotas de óleo de Tea Tree e aplique nas mesmas. 
  7. Asma: Adicione algumas gotas de óleo numa panela de água (filtrada) e aqueça no fogão. Quando o resfriar, enrole uma toalha sobre a cabeça e respire por alguns minutos. 
  8. Auxiliar de lavanderia: Adicione 1/2 colher de chá de óleo de Tea Tree em sua roupa, toalhas e outros tecidos propensos a ficarem mofados. 
  9. Bronquite: Adicionar 1-2 gotas em uma panela de água (filtrada) quente ou vaporizador e aspirar o vapor, e dilua essa quantidade em um óleo carreador e massageie sobre o peito. 
  10. Calos: massageie a área com 5 gotas do óleo essencial de Tea Tree em 1 colher de sopa de óleo de semente de uva ou de coco extravirgem. Repita duas vezes por dia. Quando os calos tornarem-se macios, utilize pinças removê-los e aplique algumas gotas de óleo de Tea Tree e cubra com gaze. 
  11. Candidíase oral ou Sapinho: Gargareje com sal marinho (flor de sal), água morna (filtrada) e 1 gota do óleo de Tea Tree. 
  12. Carbúnculos: Adicionar uma ou duas gotas do óleo de Tea Tree no cotonete e aplicar diretamente para carbúnculo. Repita duas vezes por dia. 
  13. Carrapatos: Aplique uma ou duas gotas do óleo de Tea Tree diretamente sobre o carrapato e nas áreas circundantes. 
  14. Caspa: Adicionar 4 gotas do óleo de Tea Tree em 200 ml de qualquer shampoo. Ou aplique algumas gotas do óleo no couro cabeludo e massageie após a lavagem. 
  15. Catapora: Aplique uma gota de óleo do óleo de Tea Tree diretamente nas bolhas. Deixar secar, em seguida, polvilhe fécula de batata. Repetir a cada poucas horas ou até as bolhas desaparecerem. 
  16. Caxumba: Massageie sobre o corpo e pés, e o difunda pela casa. 
  17. Choque: Massageie com o óleo de Tea Tree nas solas dos pés, conforme necessário. 
  18. Chulé: combine cerca de meia colher de chá de óleo de coco e adicione 2 a 3 gotas de óleo de melaleuca e massageie a mistura em seus pés.
  19. Comichão de Jock: Aplicar 10 - 15 gotas do óleo do óleo de Tea Tree em 2 colheres de sopa de óleo carreador. Aplicar duas vezes ao dia. Pulverizar fécula de batata para reduzir rachaduras. 
  20. Congestão brônquica: Use como indicado para a asma acima. Adicionar 5-10 gotas do óleo essencial do óleo de Tea Tree a 30 ml de óleo de semente de uva ou de coco extravirgem e massageie no peito e na garganta 2-3 vezes ao dia. 
  21. Controle de Pragas: Formigas domésticas e outras pragas (pulgas, carrapatos...) não gostam do óleo de Tea Tree, então basta colocar algumas gotas no ponto de entrada que irá impedi-las de entrar. Limpe os armários com uma solução do óleo do óleo de Tea Tree e água para manter os insetos longe. 
  22. Contusões: Depois de fazer compressa de gelo por 20 minutos, aplique óleo de do óleo de Tea Tree de acordo com as instruções para a artrite acima. 
  23. Cuidados com o bebê: Mantenha a sua lixeira de fraldas limpa e fresca com um spray de óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree) misturado com água. 200 ml de água com 10 gotas de óleo de tea tree em um borrifador.
  24. Dermatite: Adicione 10 gotas do óleo de Tea Tree para 1 colher de sopa de óleo de coco (virgem ou extravirgem) e massageie as áreas afetadas. Repita 2-3 vezes por dia. 
  25. Dor de garganta: Adicione 2 gotas do óleo do óleo de Tea Tree a 1 xícara de água morna (filtrada) com uma pitada de sal marinho, gargarejo 2-3 vezes ao dia. Não engula! Pode-se também passar uma gota pura na pescoço na região da garganta, massageando. 
  26. Dores musculares e outras dores no corpo: Adicionar 10-15 gotas de óleo do óleo de Tea Tree para meia xícara de sal Amargo (sulfato de magnésio ou sal de Epsom) e dissolver na banheira. Adicionar 10 gotas do óleo do óleo de Tea Tree a 2 colheres de sopa de óleo carreador. Massageie bem. 
  27. Eczema: Adicione 10 gotas do óleo de Tea Tree a 1 colher de sopa de óleo de semente de uva ou óleo de coco e massageie as áreas afetadas. Repita 2-3 vezes por dia. Também pode ser aplicado sem diluição. 
  28. Enfisema: Use como indicado para infecções nos brônquios abaixo. Num difusor ou panela com água filtrada, adicione 10 gotas do óleo e aspire durante 5 - 10 minutos. 
  29. Enxaguante bucal caseiro: Água filtrada e óleo de Tea Tree, do mesmo modo utilizado em Mau hálito abaixo, pode ser adicionada 1 gota de óleo de hortelã-pimenta também. 
  30. Erupções: Adicione 10 gotas do óleo de Tea Tree para 1 colher de sopa de óleo de coco (virgem ou extravirgem) e massageie as áreas afetadas. Repita 2-3 vezes por dia. 
  31. Escoriações e pequenos cortes: Depois de limpar bem a área, aplique algumas gotas do óleo essencial orgânico de Melaleuca (Tea Tree) diretamente. Se for necessário um curativo, pingue algumas gotas do óleo do óleo de Tea Tree em um chumaço de algodão, em seguida, coloque-o virado ao contrário sobre a ferida com um curativo em cima. 
  32. Feridas Infeccionadas: Diluir 5 gotas de Tea Tree em 1 xícara de água e lavar a área infectada 1-2 vezes ao dia, conforme necessário. 
  33. Furúnculo: Aplique um pano quente por alguns minutos. Em seguida, aplique uma ou duas gotas do óleo de Tea Tree na área - a infecção deve subir para a superfície e, eventualmente, ser eliminada (irá vazar). 
  34. Gengivite: Bochechar um copo com água filtrada com 1 gota de óleo de hortelã-pimenta e 1 gota de óleo de Tea Tree. 
  35. Ginecológico: Pode ajudar a tratar infecções vaginais. Usado em banhos de assento 10 gotas do óleo de Tea Tree (diluído em água filtrada), coloque em uma bacia, sente-se e lave a região (delicadamente) por 15 minutos ou aplique duas gotas de óleo essencial puro no meio do absorvente ou no topo do absorvente interno. Deixe de 3 a quatro horas. É o único óleo que pode ser usado puro desta maneira. 
  36. Gota: Adicionar 10 gotas do óleo do óleo de Tea Tree a 2 colheres de sopa de óleo carreador (de semente de uva, de coco...); massageie a área afetada 2-3 vezes ao dia. 
  37. Herpes: Adicionar 10-15 gotas do óleo do óleo de Tea Tree a meia xícara de Sal Amargo (sulfato de magnésio ou sal de Epsom) e dissolver numa banheira. Adicionar 10 gotas do óleo de Tea Tree a 2 colheres de sopa de óleo de semente de uva ou óleo de coco e massageie bem. 
  38. Higiene e limpeza: Limpador Doméstico Natural - óleo da árvore do chá apresenta poderosa atividade antimicrobiana que pode matar as bactérias nocivas em sua casa. Para fazer um limpador caseiro, misture 5 a 10 gotas de tea tree com 1 xícaras de água, 1 xícara de vinagre (branco) e 5 a 10 gotas de óleo essencial de limão em um borrifador. Em seguida, agite-o e o use em suas bancadas, utensílios de cozinha, chuveiro, vaso sanitário e pias. Ou ainda, misture 440 ml de água com um pouco de sabão em barra (neutro ou de coco) ralado derretido (no fogo) e após isto acrescente 10 gotas de óleo essencial de tea tree. Misture esta solução com sal grosso ou bicarbonato de sódio para esfregar banheiras e azulejos dos banheiros. 
  39. Infecção da bexiga (cistite): Em uma banheira ou bacia (limpa) rasa, adicione 10-15 gotas de óleo do óleo de Tea Tree. Sente-se e lave a área com cuidado. 
  40. Infecção por Estafilococos: Melhor usado topicamente, esfregando o óleo nas solas dos pés para aumentar a resposta imune e combater a infecção. 
  41. Infecções Bacterianas: Use topicamente, ou massageie os pontos de reflexos dos pés, adicionando 10-15 gotas do óleo de Tea Tree na água da banheira ou cautelosamente, aplicando o óleo de Tea Tree sobre o local infectado. 
  42. Infecções virais e nos brônquios (pulmonares): Difunda óleo de Tea Tree em toda a casa (com este aparelho) ou inale com vapor de água (em um vaporizador ou panela não antiaderente com água filtrada). 
  43. Inflamação: Massageie sobre as áreas inflamadas, com cuidado e sempre em direção ao coração, ou difunda e inale o óleo de Tea Tree, direta ou indiretamente. 
  44. Joanetes: Massageie a área com 5 gotas do óleo essencial de Tea Tree, diluídas em 1 colher de sopa de óleo de semente de uva ou de coco extravirgem. 
  45. Lábios rachados: Adicione 1 gota de óleo de Tea Tree a 30 g de um bálsamo labial (manteiga de cacau). 
  46. Laringite: Adicionar 5-10 gotas do óleo de Tea Tree e uma pitada de sal marinho (flor de sal) a 1 copo de água morna (filtrada), gargareje 2-3 vezes ao dia. Não engula! 
  47. Limpar escova de dentes: Aplique o óleo diretamente na escova de dentes 1-2 vezes por semana para matar as bactérias. 
  48. Machucados: Lavá-los com água e sabão e passar o óleo de Tea Tree puro sobre os mesmos com um algodão para desinfetá-los. Água oxigenada nunca mais! 
  49. Mau hálito: Bocheche com 30 ml de água filtrada e 1 gota de óleo de Tea Tree. Não engula!   
  50. Micose: Aplique uma ou duas gotas de óleo de Tea Tree puro, repetir duas vezes ao dia por 30 dias ou menos. Também pode misturar uma gota de óleo de Tea Tree com 1 gota de óleo de lavanda ou de cravo para aumentar sua eficácia. 
  51. Músculos doloridos: Encha sua banheira com água morna, adicione algumas gotas do óleo de Tea Tree para relaxar os músculos tensos. 
  52. Pano Branco (Pitiríase Versicolor): 45 gotas de óleo de tea tree orgânico em 100 ml de óleo carreador (concentração de 2%) apresenta um resultado infalível neste problema. Além disso, o óleo de tea tree estimula a imunidade. 
  53. Pé-de-Atleta: limpe bem os pés, especialmente entre os dedos. Adicione o óleo de Tea Tree diretamente nos pés a cada duas semanas, e polvilhe fécula de batata. Ou adicione 10 gotas de óleo essencial orgânico de Melaleuca (Tea Tree) em 1 colher de sopa de semente de uva ou de outro óleo carreador e massageie os pés e entre os dedos diariamente. 
  54. Pelos Encravados Inflamados: Adicionar 1-2 gotas do óleo de Tea Tree diretamente sobre a área. Repetir a cada 2 horas, ou até que os sinais de infecção desapareçam. 
  55. Picadas de mosquito: Aplique uma gota do óleo de Tea Tree diretamente nas picadas. 
  56. Picadas de Pulgas: Aplicar uma gota do óleo de Tea Tree diretamente nas picadas. 
  57. Piolhos: Para eliminar: Combinar 3 colheres de sopa de óleo de coco com 1 colher de chá de óleos essenciais de ylang ylang e de tea tree. Aplique esta mistura em todo o couro cabeludo, massageando-o completamente. Em seguida, penteie o cabelo com um pente fino, cubra a cabeça com uma touca de banho e deixe descansar por duas horas. Então, penteie o cabelo novamente e enxágue. Após isto, misture 2 xícaras de vinagre de maçã e 1 xícara de água e aplique a mistura com um borrifador até que o cabelo fique completamente saturado. Em seguida, lave o cabelo e penteie-o novamente. O último passo é aplicar uma leve aplicação de óleo de coco e deixá-lo penetrar. Esse processo precisa ser repetido a cada cinco a 10 dias por algumas semanas para garantir que todos os piolhos e ovos sejam mortos. Continue a pentear o cabelo com um pente fino e use óleo de coco como condicionador leave-in.
    Para prevenção: em 100 ml de água filtrada adicione 10 gotas de óleo essencial de tea tree. Borrife sobre os cabelos das crianças depois da lavagem. 
  58. Psoríase: Adicione 10 gotas do óleo de tea tree a 1 colher de sopa de óleo carreador (de coco extravirgem ou amêndoas ou outros) e massageie nas áreas afetadas. Repita 2-3 vezes por dia. Também pode ser aplicado sem diluição. 
  59. Purificador de ar: Usar um difusor com água filtrada e 5 gotas de óleo de tea tree quando houver mau cheiro na cozinha, cheiro de mofo ou até mesmo o "cheiro de hospital" em um quarto de um doente.
  60. Queimaduras de sol: Misture 1 colher de sopa de óleo de coco a uma gota de óleo de Tea Tree e 1 gota de óleo de lavanda e aplique suavemente nas áreas queimadas pelo sol. 
  61. Queimaduras: Jogar água gelada (filtrada) na área. Depois de alguns minutos, adicione a mistura de 5 gotas de óleo de Tea Tree e 5 gotas de óleo de lavanda a uma colher de chá de mel puro. Repita 3 - 5 vezes por dia. 
  62. Removedor de mofo e bolor: Borrifar com limpador para todos os fins, feito com 2 colheres de chá de óleo de Tea Tree e 2 xícaras de água diretamente no mofo e bolor. Agite bem antes de usar e não enxágue. 
  63. Repelente: Adicionar 15 gotas do óleo de Tea Tree a um litro de água e usar como repelente de insetos. 
  64. Reumatismo: Para ajudar a reduzir a dor associada com reumatismo, adicione 20 gotas do óleo de Tea Tree a 60 ml de óleo carreador. Massageie as áreas afetadas de 2-3 vezes por dia. 
  65. Rubéola: Dilua o óleo de Tea Tree, se necessário e massageie as áreas afetadas. 
  66. Sarna: Aplicar 1-2 gotas do óleo de Tea Tree diretamente sobre o local afetado de manhã e à noite. 
  67. Seborreia: Para a pele: Adicionar 10 gotas de óleo de Tea Tree a 1 colher de sopa de óleo carreador e massageie as áreas afetadas. Repita 2-3 vezes por dia. Para couro cabeludo: Adicionar 10 gotas de óleo de Tea Tree a 2 colheres de sopa de xampu. Massageie o couro cabeludo e cabelo e deixe agir por 10 minutos. Enxágue. Repita 3 - 4 vezes por dia. Na banheira: adicionar 10-15 gotas de óleo de Tea Tree para banho. 
  68. Sinusite: Use como indicado para infecções nos brônquios. Em um difusor ou em uma panela (com água filtrada), adicione 10 gotas do óleo de Tea Tree à água e respire por 5 - 10 minutos. Além disso, adicione 2 gotas a um pote neti
  69. Sistema Imunológico: Para estimular o mesmo, difunda o óleo de Tea Tree no ar regularmente por 30 a 60 minutos, interrompa por 1 hora e repita o processo, se necessário, ou ainda, massageie 1 gota do óleo de Tea Tree na sola dos pés para aumentar a sua resposta imune. 
  70. Tatuagens: Aplicar após fazer as tatuagens para evitar a infecção. Use o óleo de Tea Tree puro, dilua com o óleo de coco, ou com um borrifador com o óleo de Tea Tree e água filtrada. 
  71. Terçol: Adicionar 5 gotas do óleo de Tea Tree a uma panela de água quente (filtrada). Umedeça uma toalha e enrole-a na cabeça por 5 minutos. Aplicar compressas quentes diretamente no terçol 
  72. Tinha (micose): Adicione 10 gotas do óleo de Tea Tree a 1 colher de sopa de óleo carreador e massageie as áreas afetadas. Repita 2-3 vezes por dia. Também pode ser aplicado sem diluição (puro) duas vezes ao dia. O tratamento deve ser realizado por 30 dias. 
  73. Tosse: Use como indicado para infecções nos brônquios acima. Num vaporizador ou panela (com água filtrada), adicione 10 gotas do óleo de Tea Tree e aspire por 5 - 10 minutos. 
  74. Unha com fungos: Adicionar 1-2 gotas do óleo de Tea Tree diretamente na unha e na pele ao redor. Repetir duas vezes ao dia por 7 a 30 dias. Também pode misturar uma gota de óleo de Tea Tree com 1 gota de óleo de lavanda ou de cravo para aumentar sua eficácia.
  75. Urticária: Adicionar 10 gotas do óleo de Tea Tree a 4 colheres de sopa de hamamélis. Aplicar com algodão ou misturar com óleo de coco extravirgem orgânico (que é naturalmente, curativo e calmante por si só) e aplique suavemente sobre as áreas infectadas. 
  76. Verrugas plantares: Aplicar o óleo de Tea Tree puro na área afetada 2-3 vezes ao dia até que caiam. 
  77. Verrugas em geral: Aplicar o óleo de Tea Tree puro diretamente na verruga. Use de manhã e à noite, até a verruga começar a desaparecer. Diluir se necessário para a pele sensível. 
É importante ressaltar que crianças com menos de 5 anos são mais sensíveis aos óleos essenciais. Sendo os óleos essenciais substâncias concentradas, não utilize o produto puro sobre a pele da criança sem testar em uma pequena área antes, também pode ser diluído em óleo vegetal carreador. Em bebês, é sempre bom lavar as mãozinhas depois de um banho com o óleo de Tea Tree, pois os bebês tendem a passá-las nos olhos. 
O uso de óleos essenciais é contraindicado em bebês abaixo de 3 meses. 

Uma Observação sobre os Óleos Carreadores

Para utilizar eficazmente óleos essenciais - não apenas o óleo essencial de Tea Tree - é muitas vezes necessário diluir o óleo essencial em outro óleo de modo que ele possa ser facilmente espalhado ou massageado sobre a área afetada. Estes óleos são chamados de "veículo" ou óleos carreadores. Óleos carreadores comuns incluem o óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de amêndoa doce, óleo de jojoba, azeite de oliva, dentre outros.

Óleo de coco fracionado (permanece líquido), e óleo de semente de uva são preferidos, porque eles são inodoros e, no caso de óleo de coco fracionado não fica rançoso. Na prática, qualquer óleo pode ser usado se você não tiver um desses óleos terapêuticos a mão.

Tenho alguns óleos essenciais orgânicos e um dos meus prediletos é o de óleo essencial orgânico de Tea Tree como este aqui ou este.

NÃO pode ser usado internamente: De acordo com o National Poison Center, o óleo de tea tree é conhecido por ser tóxico se ingerido e NÃO deve ser tomado por via oral por qualquer motivo. Se você está usando para o mau hálito ou a saúde bucal, certifique-se de cuspir depois para evitar possíveis efeitos colaterais como problemas digestivos, urticária ou tontura.

Referências: