Marcadores

Tranduza (Translate)

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Como Limpar sua Casa Sem Produtos Químicos Tóxicos

Editado em 03/10/2014.

Itens domésticos de uso diário podem ser substitutos ambientalmente corretos e não prejudiciais à saúde para produtos químicos.
Há muitos ingredientes disponíveis em casa tão bons quanto produtos de limpeza disponíveis no mercado. E além de não agredirem a pele e o meio ambiente, estes ingredientes dão brilho e cabem no orçamento.
Seguem os benefícios do uso do vinagre, suco de limão, bicarbonato de sódio e óleo de Melaleuca (Tea Tree) para uma limpeza simples e não tóxica. Mais aplicações para o óleo de Melaleuca aqui e para o vinagre aqui.
Não use cloro ou água sanitária, eles são tóxicos!


Vinagre: Produto de limpeza, desinfetante e desodorante natural
Vinegar Bottle
Foto: SXC
- Use vinagre puro no vaso sanitário para se livrar das manchas.
- Esfregue o chão do banheiro com uma solução de vinagre e água para dar um brilho extra.
- Vinagre também corrói resíduos de sabão e manchas de água em seus dispositivos elétricos e telhas.
- O produto também faz maravilhas para o cheiro de suor de roupas, especialmente as roupas usadas em atividades físicas. Basta deixar a roupa de molho em água e adicionar uma pitada de vinagre.
- Faça uma solução com uma parte de vinagre e duas partes de água e use para limpar o fogão, eletrodomésticos e bancadas na cozinha.
- Deixe o vinagre durante a noite em sua tábua de cortar e pela manhã ela estará livre de mancha e odor.
- Também pode ser usado como um amaciante natural, basta adicionar ½ xícara de vinagre no ciclo de enxágue da máquina de lavar.
- Para limpar janelas, acrescente 3 colheres de sopa de vinagre para 2 xícaras de água.


Suco de limão: Para uma fragrância revigorante e uma casa limpa

Lime / lemon
Foto: SXC
- Limão e sal fazem maravilhas para trazer de volta o brilho dos seus utensílios de cobre, latão e luminárias.
- Manchas nas bancadas podem ser removidas, deixando o suco de limão sobre a mancha por alguns minutos. Esfregue a área com bicarbonato de sódio e observe as marcas desaparecem.
- Adicione suco de limão em um pouco de água e deixe na geladeira para um cheiro “fresco”. Água quente com um pouco de limão pelo ralo também vai “refrescá-lo”.
- O limão também é um agente natural de branqueamento. Coloque suco de limão em lençóis brancos e roupas e deixe-as secar ao sol.
- Esfregue limão sobre as manchas em sua tábua de cortar e deixe descansar. Ele também vai branquear, desinfetar e remover qualquer cheiro estranho.
- O sumo também pode remover manchas de ferrugem de roupas. Coloque o suco de limão sobre a mancha de ferrugem e, em seguida, polvilhe creme de tártaro em cima do suco. Deixe-o sentar-se sobre a mancha até que a ferrugem tenha desaparecido.


Bicarbonato de sódio: Purificador e desinfetante natural


salt spoon
Foto: SXC
- Bicarbonato de sódio pode ajudar a eliminar odores fortes das roupas, mesmo quando eles persistem após repetidas lavagens, como fumaça e cheiro de suor.
- Esfregar bicarbonato de sódio seco diretamente na roupa remove o cheiro de vômito ou o golfo de bebê.
- Desodorize a geladeira ou freezer, colocando em um recipiente aberto de bicarbonato de sódio para absorver odores.
- Lave móveis com tampa de mármore com uma solução de 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 2 xícaras de água morna. Deixe repousar por algum tempo e depois enxágue.
- Misture 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio com 1 xícara de água morna e lave a parte externa de aparelhos brancos. Ele vai ajudar a remover amarelamento e restaurar a brancura.
- Faça uma solução de 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio, 1/2 xícara de vinagre e 1 litro de água quente. Esta mistura vai limpar gordura e sujeira, bem como desinfetar. Funciona muito bem nos exaustores de cozinha.
- Deixe uma solução de água e bicarbonato de sódio em garrafas térmicas e recipientes de resfriamento durante a noite para se livrar do cheiro rançoso.
- Para polir objetos, coloque bicarbonato de sódio em um pano úmido. Esfregue, enxágue e deixe secar.
- Para remover queimados de comida de uma panela e travessas, faça uma mistura de duas colheres de sopa de bicarbonato e um litro de água. Despeje a solução na panela, coloque-a no fogão e aqueça até começar a ferver. Espere esfriar e limpe. No caso de recipientes de porcelana, siga o mesmo procedimento, aquecendo a louça no forno pré-aquecido a 350° por 10 minutos.
-Para lavar panelas sem sabão, espalhe duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio sobre a sujeira que está no fundo do recipiente. Em seguida, encha a panela com aproximadamente cinco centímetros de água quente e espere por 10 ou 15 minutos. Se as laterais também estiverem sujas, adicione mais uma colher para cada cinco centímetros adicionais de água. Se a panela estiver muito suja, adicione às duas colheres de sopa de bicarbonato 1/4 de xícara de vinagre. Espalhe a espuma que se formou sobre toda a sujeira e adicione água quente. Utilize as mesmas proporções da dica anterior e espere o mesmo tempo antes de começar a esfregar.
-Remova cheiro ruim de cinzeiros com bicarbonato de sódio e água.
-Polvilhe bicarbonato de sódio em sua lixeira para neutralizar qualquer cheiro.
-Polvilhe em tapetes e carpetes e depois aspire para remover odores de animais ou outros.

-Para lavar roupas, utilize o carbonato de sódio ou barrilha leve que é mais potente que o bicarbonato de sódio para remover gorduras das roupas e manchas de óleo do chão. Pode ser usado sozinho ou conforme a receita abaixo.

Receita natural para lavar roupas, especialmente as brancas, que deve ser armazenada em uma garrafa escura e que deve ser agitada sempre antes de usá-la:

  • 1 xícara de barrilha leve ou bicarbonato de sódio (encontrados em lojas especializadas em piscinas); 
  • 1 xícara de água oxigenada (3%); 
  • 20 gotas de óleos essenciais (10 de hortelã-pimenta e 10 de lavanda) (opcional) 
Coloque de 2 a 3 colheres de sopa numa máquina de lavar cheia.

A barrilha leve e o bicarbonato de sódio podem ser adquiridos por um preço mais acessível em lojas especializadas em piscinas. Adquiri meu bicarbonato de sódio de 2 kg por R$ 12,00 e barrilha leve de 2 Kg também por R$ 12,00.

Outra dica para clarear roupas brancas é deixá-las de molho com a barrilha ou a receita acima sob o sol, coarando, ou lavá-las com água quente.


OBS: Não use o bicarbonato de sódio em panelas antiaderentes, pois o material que garante que a comida não grude na superfície da panela é tóxico e pode se desprender. Além disso, panelas de alumínio podem ficar descoloridas.


Óleo de Melaleuca (Tea Tree): Solução antiviral, antibacteriana e antifúngica natural



tea-tree-essential-oil
- Para se livrar do mofo, adicione 2 colheres de chá de óleo de melaleuca e 2 copos de água em um frasco spray e pulverize-o no local.
- Também é um remédio muito eficaz como primeiros socorros e contra inúmeras doenças de pele, infecções, cortes, arranhões, queimaduras, picadas de insetos e manchas. Saiba mais aqui.
- 1 colher de sopa do óleo pode ser adicionada a 3 xícaras de água para fazer uma solução de limpeza multiuso. A mistura pode ser pulverizada em assentos sanitários, bancadas e lavatórios para limpar e desinfetar.
- Coloque 10 gotas do óleo com 5 gotas de eucalipto em água fervente. Inale o vapor para obter alívio, se você estiver resfriado.
- Uma compressa feita com 10 gotas de óleo em um pouco de água fria alivia contusões e queimaduras solares.
- Trate bolhas com óleo fazendo uma limpeza na área afetada.
- Lave o rosto e aplique o óleo de Melaleuca diretamente. Ele é bom para tratar espinhas e manchas. Passe duas vezes ao dia para ajudar a clarear.
- E se seu problema for caspa, adicione algumas gotas do óleo no shampoo todos os dias para se livrar dela.
Bucha vegetal: biodegradável e mais higiênica
Uma outra sugestão também é utilizar bucha vegetal em vez da sintética não biodegradável. É mais barata (se for adquirida em feiras ou mercados locais) e ainda rende mais, pois pode ser cortada em pedaços e tem a durabilidade de aproximadamente um mês. Bem mais higiênica, já que demora mais para desenvolver fungos e bactérias e tem descontaminação bem simples e prática (bastando ferver em água). Utilizando a bucha, você também incentiva os pequenos agricultores que produzem a planta e preserva a utilização dos materiais plásticos para usos mais nobres do que um objeto contaminante, de baixíssima vida útil.