Marcadores

Tranduza (Translate)

domingo, 31 de agosto de 2014

Alimentos que Você Pensa que São Saudáveis, mas não São

Editado em 18/08/2016
 
Gelatina diet ou comum
É uma opção cheia de corantes artificiais e adoçantes ou açúcar, não sendo considerada um alimento saudável. Substituto: ágar-ágar ou gelatina incolor preparados com suco natural.
Uma pesquisa feita pela ProTeste concluiu: excesso de açúcar, presença de edulcorantes (adoçantes) em duas marcas que já continham açúcar e presença de corante artificial  relacionado à hiperatividade no público infantil. 

 
Pudim zero
Mitos produtos estão carregados de edulcorantes artificiais prejudiciais à saúde. 

006818fe

Molho shoyu
Tem uma quantidade enorme de sódio, soja transgênica e que atua como fitoestrógeno e glutamato monossódico em algumas marcas (leia o rótulo) e o corante artificial nocivo caramelo. Uma colher de sopa (15ml) contém em média 800mg de sódio. Substitutos: este shoyu orgânico importado ou temperos naturais (preferencialmente orgânicos: salsa, cebolinha, alecrim, manjericão, coentro, alho, cebola, tomilho...).

 
Peito de peru
Além de conter muito sódio, possui nitritos e nitratos e glutamato monossódico – conservantes que são prejudiciais à saúde e cancerígenos. Substitutos: embutidos artesanais de animais não confinados ou peito de frango cozido desfiado.

008d0503

Pão integral
Tem em sua composição mais farinha refinada do que farinha integral (a maioria deles), alto teor de glúten, resíduos do nocivo agrotóxico utilizado em alimentos transgênicos como o trigo (glifosato), baixa quantidade de fibras e grande quantidade de açúcar refinado. Substitutos: tapioca (sem conservantes) com chia ou pão sem glúten low carb (melhor opção).

 
Suco light de fruta
A quantidade de adoçantes presentes nos sucos artificiais é grande. Alguns adoçantes (ciclamato e sacarina) têm níveis altos de sódio e são cancerígenos. O ideal é sempre pensar nos benefícios que os alimentos irão proporcionar ao nosso organismo. É interessante que os sucos de frutas contenham fibras, o que não acontece com a maioria dos sucos em pó light. Substitutos: água de coco (no coco), sucos de vegetais (receita de suco verde - Lemon Ginger Blast) e suco natural de frutas frescas (preferencialmente orgânicas) com moderação devido ao alto teor de frutose em especial os de laranja e uva. Para adoçá-los sem acrescentar ainda mais frutose ou substâncias nocivas, utilize a Stevia natural em pó (verde).
As frutas que praticamente não contém frutose são o limão e maracujá.
008db521

Bolacha integral
É importante analisar o rótulo dos alimentos. Muitos biscoitos integrais contêm em sua composição mais farinha refinada do que integral, baixa quantidade de fibras e glúten. Substituto: biscoito de arroz integral (orgânico) ou feito em casa com farinha de amêndoas ou outras oleaginosas.

 
Requeijão
Este alimento costuma ser um dos mais escolhidos quando o assunto é reeducação alimentar. Apresentam alto teor de lactose e alguns contêm dióxido de titânio e amido de milho (transgênico). Substitutos: queijos maturados (preferencialmente de leite cru, orgânicos, não pasteurizados e de vacas alimentadas com pasto).
O queijo da Serra da Canastra é uma boa opção ou esta receita de requeijão de kefir (não usar leite de caixinha ou amido de milho transgênico no preparo). Veja este post para saber mais sobre o maravilhoso probiótico kefir e para visualizar links de doação ao fim dele.  
Shake substituto de refeição
Substituir uma refeição completa por um shake não é saudável. Além de não manter a saciedade por muito tempo, essas bebidas nem sempre possuem as quantidades necessárias de micronutrientes (vitaminas e minerais) e possuem edulcorantes (adoçantes, não seguros) e corantes artificiais nocivos E em muitos casos, contêm alta quantidade de carboidrato. Substitutos: refeição completa ou sucos de vegetais variados, frescos e orgânicos (receita de suco verde - Lemon Ginger Blast). 


007650c2

Molho prontos para salada
Consumir salada orgânica é super saudável, mas o ideal é evitar molhos prontos e industrializados, que contêm grande quantidade de conservantes, gordura, sódio e em muitos glutamato monossódico. Substitutos: temperos naturais (orgânicos): salsinha, cebolinha, manjericão, pimenta, sal marinho integral (flor de sal) ou sal rosa do Himalaia (não iodado), vinagre de maçã orgânico (não destilado) ou limão e azeite de oliva extravirgem (cuidado com as marcas adulteradas, saiba quais são confiáveis aqui) ou óleo de linhaça prensado a frio.

 
Legumes em conserva
Legumes e verduras in natura são ótimas opções e ricos em fibras, mas os legumes em conserva acabam tendo grande quantidade de sódio e conservantes, sendo prejudiciais à saúde e não mais apresentando os excelentes probióticos presentes no modo original de preparo. Sem mencionar a presença de bisfenol A no revestimento interno das latas, o qual funciona como um xenoestrógeno, saiba mais sobre seus malefícios à saúde aqui. Substituto: legumes em conserva fermentados caseiros (preferencialmente orgânicos).
Veja receitas aqui.  
Caldos de temperos prontos
Muitas pessoas utilizam os caldos prontos para dar mais sabor a preparações. Mas esses caldos prontos carregam uma enorme quantidade de sódio e glutamato monossódico. Uma porção de 5g (1/2 cubo) contém em torno de 900mg de sódio! Lembrando que se o alimento de 100 gramas tem mais de 400mg de sódio, é considerado rico em sódio e deve ser evitado. Substitutos: temperos naturais orgânicos (salsa, cebolinha, alecrim, manjericão, coentro, alho, cebola, tomilho...) ou caldos caseiros. Veja receitas aqui.
 

Margarinas 
Tornaram-se famosas quando se fala em dieta, mas elas possuem grande quantidade de gordura trans, que fazem muito mal à saúde. Substitutos: manteiga (orgânica ou de vacas alimentadas com pasto) ou o ghee (vide receita aqui) ou manteiga de oleaginosas (vide receita neste link).

 
Barras de cereal
São pobres em fibras, ricas em açúcares e contêm pouca quantidade de nutrientes saudáveis, apesar de você ter acreditado até hoje que este era o melhor alimento do mundo! Substitutos: barras de cereais caseiras paleo. Veja receitas neste link.


Frozen Yogurte
Um estudo da ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) que testou 8 marcas de Frozen iogurte. Vejam a conclusão: a maioria não têm as bactérias benéficas do derivado do leite (os probióticos). Sem essas bactérias benéficas são apenas sobremesa a base de leite coalhado. A boa noticia é que quase todos contêm baixas quantidades de açúcar. Os frozens contêm lactose e caseína e tornaram-se vilões ainda piores quando vêm acompanhados de algumas coisas: calda de chocolate, canudinhos tipo tubetes, açúcar cristal colorido, confete…Substitutos: Kefir ou iogurte feito em casa e adoçados com um pouco de mel (orgânico) com frutas picadas.


Prefira alimentos nutritivos in-natura e esqueça produtos alimentícios diet, light ou zero, pois na prática, engordam ainda mais e são desprovidos de nutrientes e aumentam a fome. Um modo seguro e mais eficiente de emagrecer é reduzir o consumo de carboidratos, principalmente os refinados e consumir alimentos saudáveis in-natura, quando sentir fome. Tente evitar ao máximo alimentos processados, pois além de transgênicos, gorduras trans, contêm diversos aditivos artificiais prejudiciais à saúde como conservantes, corantes, emulsificantes, edulcorantes (adoçantes), realçadores de sabor (glutamato monossódico) e outros. Os alimentos orgânicos in-natura são livres de substâncias carcinogênicas e a maioria dos industrializados orgânicos são boas opções; os vegetais possuem níveis muito mais elevados de sais minerais, vitaminas e antioxidantes do que os de agricultura convencional; as carnes, leite, ovos e derivados não contém contaminantes como agrotóxicos (carcinogênicos), hormônios do crescimento (carcinogênicos), antibióticos e possuem mais nutrientes também.

OBS: Derivados de leite devem ser evitados, especialmente os que não sejam feitos com leite sem pasteurizar orgânico de vacas alimentadas com pasto tipo A2 (não podem ser encontrados no Brasil em supermercados).

Referências:

http://www.suadieta.com.br/Materias/1968/alimentacao/alimentos-que-voce-pensa-que-sao-saudaveis-mas-nao-sao

http://www.mustdo.com.br/alimentos-que-parecem-saudaveis-mas-nao-sao/

http://blog.paulaabrao.com.br/2013/05/13/eles-tambem-tem-limite-parece-saudavel-mas-nao-e/