Marcadores

Tranduza (Translate)

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Como fazer Whey Protein e Yakult com o Kefir de Leite

Editado em 24/05/2015.

Em outro artigo, mostrei como fazer o cream-cheese com kefir, o assunto ficou extenso e resolvi dividi-lo em partes para facilitar.


A primeira coisa que você vai precisar são os grãos do Kefir de Leite, se ainda não os tiver, verifique os links de doação destes ao final do seguinte post: Os inúmeros benefícios do probiótico Kefir.


Ao filtrarmos o leite fermentado com kefir, teremos 2 subprodutos:
O cream-cheese probiótico e o soro probiótico de kefir, cuja proteína é conhecida como o whey.


Não podemos desprezar o soro resultante da filtragem do leite fermentado com kefir, ele tem várias aplicações em nossa alimentação.


As aplicações do soro de leite na indústria alimentícia são várias, desde bebidas lácteas até sorvetes e bolos. Devido a seu alto valor nutritivo, a proteína do soro pode ser isolada e sua aplicação está relacionada com melhoramento do rendimento esportivo em atletas amadores ou profissionais.

Kefir Alimento Probiótico
Utilize coador de nylon (de café) e separe o soro


Kefir Alimento Probiótico
Soro de kefir drenado

Kefir Alimento Probiótico


E que tal fazer uma bebida probiótica com soro do leite fermentado com kefir? 
Antes que me perguntem, a bebida não fica igual ao original! Nem a concorrência
conseguiu imitar o verdadeiro sabor da bebida, mas faça e aproveite as propriedades
probióticas do kefir e ofereça uma bebida infinitamente mais saudável as crianças e
sem excesso de açúcar e corantes.

Receita de "Yakult"  genérico com Kefir
  • 100 ml do soro também chamado de kefiraride
  • 50 ml do leite fermentado com kefir de leite
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1 gotinha de extrato de baunilha natural (ou compre sua fava aqui e aprenda como fazer o extrato de baunilha natural aqui)
Misture tudo e sirva gelado.

Quando o leite é transformado em queijo, o soro desse leite é filtrado e separado.
O resultado é o whey, uma proteína de altíssima qualidade.

É a base de muitas bebidas de proteína para atletas ou outras pessoas que desejam construir ou reparar tecidos musculares quando oferecido como uma bebida de proteína, geralmente é encontrado em forma de pó.
O subproduto é também um suplemento importante para aqueles que têm mobilidade limitada nos membros, em que contribui para a prevenção de atrofia, ou definhamento, de células musculares.
A Proteína do soro do leite, sendo seu nome comercial mais conhecido como Whey Protein, é uma proteína de baixo peso molecular obtida do soro do leite através de um processo de troca iônica , o que proporciona o mais alto valor biológico de proteína e capacidade de absorção.
Possui alto teor de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada BCAA, necessários para o ganho de massa muscular magra.
Kefir Alimento Probiótico
Whey Protein
Conhecida por conter altos teores de Lactoalbumina, nome genérico com o qual os cientistas batizaram a proteína, este complemento alimentar possui pequenas concentrações de gordura e proteína de elevado grau de pureza. 
As proteínas do soro representam até 20% das fontes proteicas de alimentação, e estão divididas em quatro grupos: caseínas, proteínas do soro do leite, proteínas das membranas dos glóbulos de gorduras e outras.
A proteína do soro do leite é comercializada de diversas formas para consumo, de acordo com a necessidade de concentração do consumidor. 
Os médicos recomendam consultas a especialistas antes de se consumir este produto (fonte).  

OBS: O máximo a ser consumido do Whey de Kefir é 100 ml ou meio copo americano por dia, pois pode provocar diarreia.

Outra utilidade do soro do leite de kefir:

 

Nas Leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico e lentilha)


Usar na imersão de leguminosas para aumentar a sua digestibilidade e conteúdo nutricional e para reduzir o ácido fítico e lectinas. 

Deve-se deixar 1 kg de feijão de molho na água filtrada com 2 colheres de sopa ou mais de soro, trocar a água a cada 12 h, enxaguar e adicionar mais 2 colheres de sopa do soro à água com feijão e após 24 h descartar esta água e enxaguá-lo bem.

Após este período, cozinhe com água filtrada em panela de pressão de cerâmica certificada ou de inox por 15 minutos (fonte).


Nos Cereais Integrais



Muito se recomenda o consumo de grãos integrais, porém as cascas desses são ricas em fibras insolúveis, estes alimentos tendem a conter um teor maior de ácido fítico.

A dica é deixar os cereais de molho em água morna acrescidos do soro do leite de kefir por no mínimo uma noite (por 8 a 12 h), inclusive a quinoa. Deixar de molho neutraliza inibidores enzimáticos presentes em todas as sementes e estimula a produção de outras enzimas benéficas, cuja ação aumenta a quantidade de vitaminas disponíveis, especialmente as do complexo B.


O ácido fítico provoca gases, "sequestra" minerais essenciais como o
cálcio, magnésio, ferro e zinco e, portanto, pode contribuir para deficiência destes minerais em pessoas cuja dieta seja baseada em alimentos que são ricos em ácido fítico. Desta forma, o mesmo é um antinutriente. Para pessoas que já possuam um baixo consumo de minerais essenciais, seus efeitos podem ser indesejáveis.


OBS1: Validade do soro: 6 meses em geladeira.
OBS2: Caso você não possua o soro, pode utilizar 2 colheres de sopa de limão.


Gelatina de Mel  e Whey
Kefir Alimento Probiotico
Gelatina de whey
Materiais (2 porções):
  • Soro de leite: 10 colheres de sopa;
  • Gelatina em pó incolor ou ágar-ágar: 3 a 4g;
  • Açúcar mascavo ou demerara ou mel: 10 a 15g;
  • Suco de limão: 1 colher de sopa.
Aqueça e dilua a gelatina em um pouco de água, e acrescente os demais.
Enfeite com pedaços de frutas