Para uma gestante, a saúde do bebê é de principal preocupação. Embora
o corpo feminino seja incrivelmente adaptado para criar uma barreira
entre o feto em crescimento e as várias toxinas que estão presentes no
meio ambiente, são essas toxinas que podem afetar a saúde de um bebê no
útero. A mãe pode prevenir que o bebê seja afetado ao reduzir sua
própria exposição aos perigos dessas toxinas. Se a saúde do seu bebê
está ameaçada, você pode seguir estes simples passos.
Passos
-
Pesquise sobre as toxinas mais comuns que podem prejudicar a saúde do bebê e leia os rótulos.
A melhor forma de reduzir a exposição às toxinas do ambiente é
compreender quais as toxinas nele presentes que podem prejudicar a saúde
de um bebê em gestação. É impossível evitar completamente todas as
toxinas que circulam ao nosso redor. Substâncias químicas estão em toda
parte, e até uma gestante que permanece em repouso o tempo todo ainda
estará sendo exposta a várias substâncias e toxinas em potencial, em
algum ponto da gestação. Ao pesquisar algumas das piores toxinas, você
aprende exatamente quais devem ser evitadas com rigor. Este passo
simples pode ajudar você a ficar mais alerta aos indicadores de toxinas
ambientais, para que você consiga mantê-las distantes e melhorar a
segurança de seu filho.
- Pesticidas são venenos designados a matar insetos e roedores. São também substâncias químicas pesadas que podem ser perigosas mesmo para um feto ou causar náuseas e vômito em uma mulher grávida.
- Gases de tinta, tíner e verniz de madeira contém substâncias prejudiciais que causa parto prematuro ou até mesmo dano cerebral no bebê.
- Produtos aerossol podem emitir substâncias químicas que causam náusea, aceleramento dos batimentos cardíacos ou dano cerebral no feto.
-
Faça um inventário dos produtos químicos que você tem em casa. Muitas mães se surpreendem ao aprender que existem muitas toxinas diferentes na casa de uma família regular, portanto, conhecer os produtos químicos que você utiliza em casa diariamente ajudará a aumentar sua ciência dessas toxinas, e então você poderá manter sua casa livre dessas substâncias perigosas.
- Verifique garagens, lavanderia, porões e/ou depósitos à procura de fontes ocultas de toxinas. Procure por pesticidas, produtos cujos rótulos dizem “tóxico”, e produtos de embalagem não-inflamável, pois todos podem ser perigosos para o feto. Se possível, retire todos os produtos químicos de sua casa ao tentar engravidar. Se você já estiver grávida, tenha a limpeza dessas áreas feita por outra pessoa. Deixe quartos e salas abertos para que gases acumulados possam sair com a ventilação. Essas áreas quase sempre descobrem uma variedade de substâncias químicas que podem ser potencialmente nocivas para o feto. Atente para gases suspeitos, cheiros fortes e ingredientes prejudiciais em produtos como água sanitária, amaciantes industrializados e tinta.
- Evite usar pesticidas e inseticidas químicos em seu quintal ou
jardim durante a gestação, por conterem toxinas prejudiciais às quais as
mães estão comumente mais expostas, ao inalar substâncias transmitidas
pelo ar. Esses químicos podem impactar negativamente na saúde de seu
bebê. Se você entrar em contato com tais substâncias acidentalmente,
cuide de lavar a área imediatamente com sabão e água para remover
qualquer resíduo químico.
- Evite áreas onde pesticidas estão sendo usados. Quando ao ar livre,
procure por sinais de uso de pesticidas, tais como gramados recentemente
fertilizados e árvores pulverizadas com repelente de insetos. Mantenha
distância também de tinta e tíner, pois eles podem emitir aromas tóxicos
no ambiente.
- Os produtos químicos usados em tinta e tíner são extremamente nocivos. Muitas gestantes esquecem as propriedades nocivas da tinta quando começam a decorar o quarto do bebê. Grávidas não devem participar nos projetos de pintura da casa nem ficar responsáveis pelo uso do tíner na remoção de tinta de pincéis e rolos.
- Escolha produtos de limpeza doméstica naturais, pois podem conter
toxinas poderosas e substâncias nocivas que tem efeito negativo sobre a
saúde do feto. Evite usar produtos como alvejantes ou amoníaco durante a
gestação, e procure afastar-se de produtos de limpeza abrasivos que
emitem odores fortes, como a esfoliantes e produtos de limpeza do
banheiro.
- Substitua produtos tóxicos por versões naturais. Ao substituir produtos químicos por produtos de limpeza doméstica que usam extratos de plantas orgânicos e completamente naturais, você pode reduzir as propriedades nocivas na área de limpeza. Clique aqui e saiba como limpar a sua casa sem produtos químicos.
-
Evite a exposição ao chumbo, pois é um dos materiais mais tóxicos do ambiente. Há muitas formas nas quais a gestante pode ficar exposta ao chumbo.
- Verifique os níveis daninhos de chumbo presentes em sua casa ao contratar uma empresa de purificação de água. Às vezes a água das torneiras contém um nível alto de chumbo e podem causar efeitos negativos em um bebê humano em desenvolvimento. Muitas mulheres grávidas evitam o consumo de chumbo completamente ao beber somente água purificada ou engarrafada durante a gravidez.
- Descarte todos os pratos que são revestidos de chumbo. Um feto pode ser exposto a níveis tóxicos de chumbo se a gestante consumir alimentos que entraram em contato com pratos ou porcelana revestidos de chumbo. Ingerir alimentos em pratos revestidos por outro material que não chumbo é a única maneira de alimentar-se seguramente.
- Use filtro de barro. Pesquisas norte americanas apontaram que os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retêm 99% de Criptosporidiose, um parasita causador de doenças. Saiba mais aqui.
- Durante a gravidez, o olfato de uma mulher cresce exponencialmente, o que pode resultar num instinto de sobrevivência para mulheres grávidas evitarem situações perigosas. Se você desconfiar que algo tenha odores nocivos, provavelmente será perigoso para seu bebê, e o ambiente que abrigar esses cheiros deve ser evitado.
-
Dicas
- Pesticidas, gases de tinta e produtos de limpeza químicos podem permancer nas superfícies por semanas após seu uso. É importante livrar a casa desses produtos imediatamente após a descoberta da gravidez ou tão logo a mulher queira engravidar.
Avisos
- Toxinas ambientais como chumbo são extremamente comuns em porcelanas finas e pratos decorativos. Tipicamente, louças caras informam em seu fundo caso contenham chumbo. Porém, mesmo pratos sem o aviso podem conter chumbo.
Fonte:
http://pt.wikihow.com/Evitar-Toxinas-Ambientais-Durante-a-Gravidez