Utilizado na medicina oriental, o gengibre tem como princípio ativo mais importante o gingerol, que é responsável pelo sabor picante do alimento.
Esse elemento bloqueia a ação de substâncias que resultam na dor e reduz a inflamação. Com isso, os sintomas da enxaqueca desaparecem e novas crises são prevenidas. Esse alimento de sabor forte também ajuda no tratamento das dores de cabeça habituais. Com a capacidade de tonificar o sistema vascular, aliado a nutrientes como potássio e magnésio, o gengibre estimula a circulação sanguínea, facilita o fluxo do sangue no cérebro e alivia o incômodo, além de trabalhar na prevenção de outras doenças vasculares.
O gengibre pode ser consumido de forma natural, ralado nos alimentos, em forma de chá, pó ou naquelas famosas balas. Porém evite balas cheias de corantes artificiais que podem ser uma das causas da sua enxaqueca. Ele pode ser usado no preparo de pratos doces e salgados e ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. Use-o preferencialmente fresco e cru e orgânico, para obter todos os seus benefícios. Ele também é indicado para preparo de sucos detox.
Consumir esse importante aliado da saúde frequentemente ajuda a prevenir os sintomas da enxaqueca de forma mais eficaz a longo prazo. Além disso, o gengibre também ajuda a tratar problemas estomacais, retarda a coagulação sanguínea, diminui os níveis de glicose no sangue e ajuda no combate à hipertensão. Ou seja, para aqueles que tomam remédios contra diabetes e pressão alta, provavelmente você terá reduzir seus medicamentos, porém faça isso com o acompanhamento de seu médico.
Outras Estratégias Complementares de Prevenção de Enxaquecas
Vários alimentos têm sido associados com o desencadeamento da enxaqueca.
Diversos estudos indicam que entre 20% a 44% das enxaquecas são provocadas por alimentos ou bebidas específicos. Os culpados comuns são:
- MSG (glutamato monossódico) presente em caldos de carne e galinha, macarrões instantâneos como Nissin Miojo, Cup Noodles, temperos, cremes de cebola, salgadinhos da Elma Chips e outros, sopas da Ajinomoto, algumas marcas de molho Shoyo...
- Aspartame (Equal, NutraSweet) presente em alimentos diet e light e cremes dentais.
- Cafeína (Cafeína pode ajudar a acabar com uma enxaqueca quando ela começa, mas se você não beber a mesma quantidade todos os dias, a retirada da cafeína pode desencadear uma enxaqueca)
- Chocolate
- Favas, como feijão fava
- Nitratos e nitritos, que são encontrados em carnes processadas, como bacon e frios (presunto, chester, peito de peru, mortadela, salsicha, linguiça, salame...Além de provocarem enxaquecas, também são cancerígenos e suas versões defumadas são ainda mais carcinogênicas)
- Os sulfitos, os quais são encontrados no vinho
- A tiramina, que é encontrada em queijos e carnes envelhecidas e bebidas fermentadas
- Corante Amarelo Número 6, que é usado no Doritos e em outros alimentos processados
- Corante Vermelho
- Evite alimentos industrializados, eles contêm diversos aditivos como conservantes e corantes artificiais e leia os rótulos, para evitar as substâncias citadas acima
- Escolha cereais integrais em vez de refinados (pão integral versus pão branco, por exemplo). Cuidado com pães que se dizem integrais, porém não o são. Leia seus ingredientes, pois muitos não utilizam somente a farinha de trigo integral e sim a farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico e ainda contém glúten extra adicionado. O ideal é seguir uma dieta paleo (sem grãos) e fazer o seu próprio pão com farinha de amêndoas ou outras oleaginosas, veja uma receita aqui.
- Mantenha-se hidratado
- Tome sucos verdes feitos com vegetais orgânicos, até uns 10 copos por dia. Cuidado com as frutas, pois aumentam muito o índice glicêmico. A única liberada é o limão. Faça suas combinações de vegetais orgânicos sempre que possível, utilizando pepino (sem casca), couve, cenoura, beterraba, espinafre, alface, etc. Atenção com a quantidade de beterrabas e cenouras, use-as em pequenas quantidades, pois possuem teor relativamente elevado de açúcar.
Referências:
http://www.health.harvard.edu/blog/food-and-migraine-a-personal-connection-201104052222
https://www.wholesomeone.com/article/food-dye-migraine-trigger
Migraine.com
AmericanMigraineFoundation.org
MigraineResearchFoundation.org
http://maisequilibrio.com.br/saude/cure-sua-enxaqueca-com-o-gengibre-5-1-4-788.html?utm_source=newsletter&utm_medium=newsletter&utm_campaign=newsletter_semanal