Marcadores

Tranduza (Translate)

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Como Desinfetar sem Produtos Tóxicos: Vinagre Branco e Água Oxigenada

 Agua Oxigenada Vinagre Y Alcohol Mezcla – justgoing 2020

Editado em 30/08/2015.
Este método de esterilização é simples, barato e eficaz, e utiliza produtos de uso doméstico diário. Ele elimina Salmonella, Shigella e E. coli. Você só precisa de dois frascos de spray ou borrifadores, vinagre branco e água oxigenada da farmácia.

Esterilização com Peróxido de Hidrogênio (Água Oxigenada) e Vinagre

Utilize dois borrifadores limpos e opacos[1]. Em um deles, você coloca uma solução de 3% de peróxido de hidrogênio ou água oxigenada a 3%, vendido em farmácias para a desinfecção de feridas. No outro frasco de spray, coloque o vinagre de vinho branco (ou vinagre de maçã). Não dilua nenhum deles. Também recomenda-se que você não misture os produtos num mesmo recipiente, pois perdem sua eficiência [2].

O peróxido de hidrogênio é simplesmente água com uma molécula de oxigênio extra (H2O2). Ao contrário do cloro tóxico, se decompõe em oxigênio e água e é 'amigo' do meio ambiente.

Pulverize ou borrife item a ser esterilizado com um, depois com o outro. Embora não importa com o qual você pulveriza primeiro, se com o vinagre ou o peróxido de hidrogênio, porém um deve ser aplicado, e em seguida, o outro. Deixe secar naturalmente. Mantenha seu peróxido de hidrogênio em um frasco escuro fora da luz solar direta.

O método pode ser usado em vegetais crus utilizados em saladas, como alface, tomate, pimentão, etc. E também irá higienizar superfícies de preparo de alimentos, incluindo tábuas de corte de madeira e de plástico, aço e superfícies de carne.

Não há necessidade de esterilizar produtos que serão bem cozidos, pois as temperaturas altas eliminarão todas as bactérias.

História
 

O método foi desenvolvido por Susan Sumner em 1995/1996, enquanto ela estava na Universidade de Nebraska. Ela foi transferida para o Instituto Politécnico da Virgínia e para a Universidade Estadual de Blacksburg, Virginia, em Setembro de 1996.

Enquanto estudava na Universidade de Nebraska, ela descobriu que, o vinagre e peróxido tinham habilidades para esterilizar, quando usados em conjunto a sua eficiência era muito ampliada.

"Se o ácido acético [vinagre] fosse capaz de eliminar 100 organismos e o peróxido de hidrogênio fosse capaz de eliminar 10.000, separadamente, os dois juntos (um após o outro) seriam capazes de eliminar 100.000." [3]

Em testes posteriores no Instituto Politécnico da Virgínia e da Universidade Estadual, ela encontrou a combinação que elimina quase todas bactérias da Salmonella, Shigella e E. coli O157: H7.


Considerações:
[1] Um frasco opaco é necessário, porque o peróxido de hidrogênio é sensível à luz e, portanto, a luz pode afetar a sua eficácia. Já o vinagre em uma garrafa transparente não apresenta problemas.

[2] Se você misturar os dois em um mesmo recipiente, uma forma fraca de ácido peracético será formado. Ácido Peracético (também conhecido como ácido peroxiacético) é uma mistura de ácido acético e peróxido de hidrogênio. O ácido peracético é utilizado principalmente para a eliminar uma grande variedade de microrganismos patogênicos na indústria de alimentos, suprimentos médicos e para evitar a formação de biofilme nas indústrias da pasta de papel. É geralmente produzido em concentrações de 5 - 15%. Esta formulação industrial é tóxica se inalada, ingerida ou se absorvida pela pele; cáustico e corrosivo em concentrações >10%; irritante em concentrações inferiores a 2%. O Vinagre é uma mistura de ácido acético e água, composto de ácido acético de 4 a 8%. O peróxido de hidrogênio a 3% e vinagre são uma forma muito diluída de ácido peracético. Misturando o a forma diluída de ácido acético (conhecido como o vinagre) com 3% de peróxido de hidrogênio forma-se uma forma fraca de ácido peracético que pode causar alguma reação àqueles que são muito sensíveis a ela - outra razão, além de eficácia, pela qual a aplicação das duas soluções separadamente é recomendada.

[3] Sumner, Susan em Raloff, Janet. Alimento para o pensamento. Science News Online. 28 de setembro de 1996.

Ver também: Peters, D., S. S. Sumner et al. Controle de bactérias patogênicas em produtos frescos, um artigo (abstrato # 168) apresentado em Seattle em 2 de julho, no 83º encontro união anual da Associação Internacional do Leite, Alimentos e Sanitaristas Ambientais. 1996.

Observações minhas, Sílen:

  • Normalmente a água oxigenada encontrada em farmácias brasileiras de 10 volumes é a que corresponde a 3%, ou seja, o termo volume indica a porcentagem de peróxido de hidrogênio na solução aquosa. Logo, esta é uma solução de aproximadamente 3% de peróxido de hidrogênio para 97% de água.
  • Utilizo o procedimento descrito neste post para desinfetar a privada e pia do banheiro e alguns outros locais, mas não utilizo em vegetais, porque a água oxigenada contém um conservante cancerígeno, o parabeno. Segundo o EWG, há fortes evidências de que os parabenos tenham ação estrógena. No final de 1998, a equipe do pesquisador John Sumpter da Universidade de Brunel, Grã-Bretanha, publicou um trabalho identificando os parabenos como mimetizadores estrogênicos, o que pode gerar disfunções no comportamento hormonal e aumentar a suscetibilidade ao câncer de mama, por exemplo.
Opcionalmente, você poderia pedir para manipular (em farmácias de manipulação) o peróxido de hidrogênio a 3% sem conservantes.
  • Para desinfetar vegetais utilizo isto.

Fontes:

http://www.cooksinfo.com/peroxide-vinegar-sterilization

http://www.davidsuzuki.org/what-you-can-do/queen-of-green/faqs/cleaning/non-toxic-disinfecting/