Ninguém sabe quantas pessoas estão na prisão por causa de explosões emocionais destrutivas que, normalmente, deveriam ter sido controladas. Milhões de pessoas normais mal conseguem lidar com a sua ansiedade todos os dias. Elas podem não estar na cadeia, mas elas não são extremamente felizes. Muitos, muitos milhões de prescrições são feitos todos os anos para a doença emocional. Dois em cada três visitas a médicos de família são para doenças relacionadas com o stress, com um custo anual de cerca de 75.000 milhões dólares. (Smith e Smith, Personal Health Choices - Escolhas Pessoais de Saúde, Boston: Jones e Bartlett, 1990, página 18)
Mais pode ser feito para muitas destas pessoas. Esse "mais" inclui alguns bons remédios naturais e a prática regular de uma técnica de redução de estresse.
Eu entendo algo sobre o stress. Quando eu era estudante na Universidade Nacional da Austrália, minha ansiedade a respeito dos trabalhos acadêmicos (e estando a aproximadamente 21.000 km longe de casa aos 18 anos), causou-me uma dor real. Eu a sentia no centro do meu peito e ao redor. O médico da universidade, um colega bastante jovem, fez um exame adequado, pegou o seu bloco médico para prescrição de receitas e começou a escrever. Lá vem, eu pensei: tome um tranquilizante.
Não foi assim. Este médico tinha escrito o nome de um livro: Relief Without Drugs (Alívio sem Medicamentos), por Ainslie Meares, MD (Este livro pode ser difícil de encontrar nos Estados Unidos, tente obtê-lo, através de um empréstimo entre bibliotecas por meio de uma biblioteca pública.)
Estavam me dizendo para relaxar e eu não gostava disso. Para finalizar, o médico (corretamente) assumiu que eu não sabia "como" relaxar. Ele providenciou uma referência para que eu pudesse aprender. A novidade desta abordagem sem medicamentos é o que me convenceu a tentar. Funcionou; a dor "foi embora". Pela primeira vez na minha vida eu tive uma receita médica preenchida não com medicamentos, mas com um livro.
O tratamento da ansiedade e tensão sem medicamentos? Como Lincoln disse da menina que colocou seu pé na meia, "Parece-me que há algo nela." Há sim.
Algumas alternativas ao Valium e produtos similares podem incluir:
- NIACINA - vitamina B-3 é tão eficaz contra psicoses reais que metade de todos os presos da ala mental no Sul foram capazes de curar-se da depressão- quando a deficiência desta vitamina foi corrigida. A niacina, em doses adequadas, atua como um tranquilizante natural e induz ao relaxamento ou sono. Ela não provoca dependência, é barata e mais segura do que qualquer produto farmacêutico (medicamento). A dosagem varia com a condição do paciente. O melhor autor sobre o assunto é Abram Hoffer, MD (médico), cuja experiência foi no início dos anos 1950. Ele rotineiramente prescrevia, pelo menos, a quantidade de vitamina C, como fazia com a niacina.
- LECITINA (em grânulos) - é um suplemento alimentar que é rico em fosfatidilcolina. O corpo é capaz de produzir a acetilcolina, um neurotransmissor, a partir da lecitina. Isto tem um efeito sedativo. É interessante notar que um terço do seu cérebro, em peso seco, é constituído pela lecitina. Alimentando o órgão do que ele é, em grande parte composto, pode ajudá-lo a funcionar melhor. (Não se preocupe: suplementos de lecitina são feitos a partir da soja). A dosagem é feita com colheres de sopa.
- AÇÚCAR - evitá-lo, para reduzir os sintomas de ansiedade. Os altos e baixos dos níveis de açúcar no sangue são responsáveis por mudanças de humor correspondentes a isto. O açúcar não é seu amigo. Coma carboidratos complexos, em vez disso.
- CROMO - pode ajudar a acabar com as mudanças de humor relacionadas ao açúcar e talvez, até mesmo com o desejo de comer doces. A deficiência de cromo (ingestão diária de menos de 50 microgramas) afeta 9 em cada 10 adultos. Aproximadamente de 50 a 400 mcg de cromo (por dia), melhoram substancialmente a capacidade das células utilizarem a insulina. Não roa o pára-choque de um Cadillac 54, porque esse tipo de cromo é tóxico. Polinicotinato de Cromo (chromium polynicotinate) ou picolinato de cromo (chromium picolinate) são as formas mais seguras e mais bem absorvidas.
- VITAMINAS DO COMPLEXO B - também ajudam a normalizar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, o metabolismo de tudo o que você digerir, depende de uma ou mais vitaminas do complexo B. Tomados em conjunto, eles são especialmente seguros e eficazes. O corpo proporcionalmente precisa de mais niacina do que de outras vitaminas do complexo B, logo tomar niacina extra, como mencionado acima, ainda é válido.
- EXERCÍCIO - reduz a ansiedade. Será que é porque você está muito cansado para se preocupar? Não importa; isto ajuda. O exercício tem muitos outros benefícios à saúde também, então não há nenhuma possibilidade possa te prejudicar em tentar fazer isso. Comece com exercícios simples e aumente-os gradualmente.
- ERVAS - tais como camomila e nepenta são utilizadas para fazer um chá calmante. Certamente há outras ervas úteis a serem consideradas também. Uma boa loja de ervas medicinais ou loja de alimentos saudáveis terão livros que irão ajudá-lo a aprender mais sobre isto.
OBS:
Os seguintes polivitamínicos contêm 200 mcg de cromo, vitaminas bioativas do complexo B e uma quantidade razoável de hexanicotinato de inositol (outra forma de vitamina B3 que raramente ocasiona o rubor ou flush):
Fonte:
http://www.doctoryourself.com/anxiety.html