Marcadores

Tranduza (Translate)

segunda-feira, 17 de abril de 2017

O Extraordinário Óleo de Orégano

orégano 
 
O orégano, a erva perfumada comumente usada para temperar massas e pratos de carne, é renomado por sua versatilidade na cozinha. Mas você sabia que ele também pode ser transformado em um óleo de ervas com uma ampla gama de benefícios? Continue a ler para saber mais sobre o óleo de orégano.

O Que é o Óleo de Orégano?

O óleo de orégano é derivado das folhas e flores do orégano  (Origanum vulgare), uma erva perene resistente, espessa e membro da família da hortelã (Lamiaceae). É nativa da Europa, embora cresça em muitas áreas ao redor do mundo.
A planta cresce até 90 centímetros (35 polegadas) de altura, com folhas verde-escuras que tem de 2 a 3 centímetros (0,7 a 1,18 polegadas) de comprimento.
Os gregos e os romanos antigos valorizavam profundamente o orégano, usando-o para vários empregos medicinais. De fato, seu nome vem das palavras gregas "oros" e "ganos", que são palavras para montanha e alegria - orégano literalmente significa "alegria da montanha".
Era reverenciado como um símbolo da felicidade, e era uma tradição antiga coroar noivas e noivos com um laurel do orégano. Existem mais de 40 espécies de orégano, mas o mais terapeuticamente benéfico é o óleo produzido a partir de orégano selvagem ou Origanum vulgare que é nativo das regiões mediterrâneas.
Tenha cuidado, porém, pois muitos dos óleos de orégano vendidos em mercearias não são feitos a partir desta variedade, e podem ter pouco ou nenhum valor terapêutico. Opte apenas pelo óleo de orégano feito de Origanum vulgare e Thymus capitatus, uma variedade que cresce na Espanha.
Para obter o óleo de orégano, as flores e folhas secas da planta de orégano selvagem são colhidas quando o teor de óleo da planta está no seu ponto mais alto, sendo então destilado. O óleo resultante tem uma coloração que vai do dourado ao amarelo-escuro, com um forte odor picante.

Usos do Óleo de Orégano

Eu recomendo altamente adicionar o óleo do orégano a seu arsenal de ferramentas de cura naturais, já que ele possui uma grande variedade de usos. Este óleo de ervas é um antimicrobiano poderoso que pode ajudar a combater infecções. O óleo de orégano também tem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Outros usos ideais para o óleo de orégano são:
  • Tratamento de fungos nos pés ou nas unhas. Coloque algumas colheres de chá de óleo de orégano em uma bacia de água e mergulhe seus pés nele. Você também pode diluir o óleo (misture uma gota com uma colher de chá de azeite ou óleo de coco) e, em seguida, aplique-o em suas unhas ou pele.
  • Ajuda a matar parasitas e aliviar infecções. Dilua o óleo (misture uma gota com uma gota de um óleo base, como o óleo de coco), e coloque-o sob a sua língua. Mantenha-o ali por alguns minutos e depois faça um bochecho. Repita isso pelo menos quatro vezes por dia.
  • Alivia infecções sinusais e resfriados. Coloque algumas gotas de óleo de orégano em uma panela com água fumegante e, em seguida, inale o vapor.
Eu também o encorajo a usar os poderes antissépticos deste óleo de ervas para limpar a sua casa. Aqui vai uma maneira de fazer isso: combine quatro gotas de óleo de orégano com 10 gotas de óleo de limão e um quarto de xícara de vinagre branco e, em seguida, adicione estes itens a um balde de água. Use esta mistura para limpar e enxugar superfícies.

Composição do Óleo de Orégano

O óleo de orégano é rico em fenóis, que são compostos fitoquímicos naturais com efeitos antioxidantes benéficos. Os dois fenóis mais abundantes são:
  • Timol — um fungicida natural com propriedades antissépticas. Ele ajuda a melhorar o seu sistema imunológico, funciona como um escudo contra toxinas, e até mesmo ajuda a prevenir danos nos tecidos e incentiva a cura.
  • Carvacrol — identificado como sendo eficaz contra várias infecções bacterianas, tais como Candida albicans, staphylococcus, E. coli, campylobacter, salmonela, klebsiella, mofo de aspergillus, giárdia, pseudomonas e listeria.
Outros compostos saudáveis no óleo de orégano incluem:
Nutrientes como as vitaminas A, C e E, cálcio, magnésio, zinco, ferro, potássio, manganês, cobre, boro e niacina também são encontrados no óleo de orégano.

Benefícios do Óleo de Orégano

O óleo de orégano possui amplos benefícios para a saúde, mas é mais associado à saúde do sistema respiratório e imunológico. É conhecido por ajudar a prevenir e tratar infecções, como:
  • Infecções do trato urinário (ITU) causada por bactérias como E. coli, Proteus e Pseudomonas aeruginosa.
  • Infecções respiratórias provocadas por variedades das bactérias Klebsiella pneumoniae e Staphylococcus aureus.
  • Infecções fúngicas, mesmo aquelas que são resistentes ao Diflucan, um medicamento antifúngico comumente usado.
  • Infecções parasitárias causadas pela ameba giardia - foi até mesmo indicado como sendo mais eficaz do que antibióticos como o Tinidazol.
  • Infecção por Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) — uma equipe de pesquisadores indianos e britânicos descobriu que o óleo de orégano tem fortes propriedades antibacterianas que podem ajudar a matar esta superbactéria mortal.
O óleo de orégano também se revelou promissor na prevenção de doenças transmitidas por alimentos causadas por patógenos como listeria, salmonela, E. coli, e Shigella dysenteriae. Adicioná-lo aos alimentos não só ajuda a matar as bactérias, mas também pode aliviar os sintomas de intoxicação alimentar.
Um estudo feito em animais por pesquisadores da Universidade do Arizona também revelou que o óleo de orégano pode ajudar a matar norovírus, que causa gastroenterite.
O óleo de orégano é também um precioso óleo essencial antisséptico na aromaterapia porque é dito que a sua proporção de fenóis é a mais alta de todas as plantas aromáticas. Além de usar o método de vapor para ajudar a aliviar a tosse e outras doenças respiratórias, você também pode usá-lo para:
  • Repelir insetos. O carvacrol no óleo de orégano funciona como um repelente de insetos natural. Tente colocar algumas gotas nos móveis que ficam do lado de fora, ou aplique uma mistura diluída na sua pele quando for sair ao ar livre.
  • Aliviar a dor das picadas de insetos e irritação, incluindo a irritação causada pela hera venenosa. Aplique o óleo de orégano diluído no azeite nas áreas afetadas.
  • Ajudar a curar feridas, caspa e outras doenças de pele. Alguns especialistas também defendem a utilização de uma versão diluída para tratar acne e rosácea.
  • Aliviar dor de garganta. Basta adicionar algumas gotas em um copo de água. Isso pode ajudar a aliviar dor de dente também.
  • Ajudar a aliviar dores musculares e articulares, artrite reumatóide (AR), entorses e cólicas

Como Fazer Óleo de Orégano

Extrair o óleo de orégano requer um processo de destilação especial. No entanto, existe uma maneira simples de fazer o seu próprio óleo de orégano em casa. Abaixo vai uma receita básica do HomegrownandHealthy.com:
Ingredientes:
  • Folhas de orégano, picadas ou trituradas
  • Azeite, óleo de amêndoa ou óleo de semente de uva
  • Frasco esterilizado com tampa
Procedimento:
  • Ferva um pouco de água em uma panela. Depois de ter alcançado uma fervura contínua, desligue o fogo.
  • Coloque o seu óleo escolhido e as folhas de orégano picado no frasco.
  • Coloque o frasco na água quente e deixe-o de molho por cerca de cinco a 10 minutos. Isso aquece o óleo e ajuda o orégano a liberar seus óleos naturais.
  • Retire o frasco do banho-maria e coloque ao lado de uma janela ensolarada por um tempo que pode ser de uma a duas semanas. Sacuda o frasco algumas vezes durante estes dias.
  • Uma vez que as duas semanas tenham passado, amasse as folhas e coloque o óleo em um frasco esterilizado. Armazene-o num local escuro e fresco.
Para preservar o óleo, adicione algumas gotas de óleo de semente de toranja.

Como Funciona o Óleo de Orégano?

Os compostos no óleo de orégano trabalham juntos para fornecer os efeitos antimicrobianos pelos quais este óleo é tão bem conhecido. O carvacrol é o seu componente mais importante, e é responsável por muitos de seus benefícios à saúde. O carvacrol tem poderosas propriedades antimicrobianas, e tem demonstrado ajudar a romper as membranas celulares externas que ajudam a proteger as bactérias do seu sistema imunológico.
O óleo de orégano pode ser aplicado topicamente ou ingerido, dependendo da doença para a qual você o está usando. No entanto, eu aconselho a não usar o óleo com força total, pois isso pode irritar a sua pele. Não o aplique na pele lesionada ou em feridas abertas.
O óleo de orégano destina-se apenas ao uso em curto prazo e, se for usado por via oral, deve ser tomado em pequenas doses de quatro a seis gotas apenas por sete a 10 dias.

O Óleo de Orégano é Seguro?

Sim ele é, contanto que seja diluído na água ou com um óleo base (algumas das minhas escolhas favoritas são os óleos de jojoba, azeitona, e de coco). A herbalista clínica Michelle Lynde diz que a proporção ideal ao diluir este óleo de ervas é uma parte de óleo do orégano para três partes do óleo base. Eu também recomendo fazer um teste de alergia para verificar se você tem alguma reação alérgica ao óleo de orégano. Basta aplicar uma gota diluída no seu braço e ver se alguma irritação ocorre.
Tenha cuidado ao comprar óleo de orégano, porque alguns fabricantes vendem óleos adulterados e óleos feitos de tomilho, orégano espanhol ou orégano cultivado, que não fornecem quaisquer benefícios à saúde.

Efeitos Colaterais do Óleo de Orégano

Algumas pessoas podem sentir desconforto no estômago ao ingerir óleo de orégano (ou mesmo a própria erva). Aqueles que são alérgicos a plantas da família Lamiaceae (hortelã, lavanda, sálvia e manjericão) também devem evitar este óleo, já que eles também podem levar a uma reação alérgica.
O óleo de orégano também NÃO é aconselhável para bebês e crianças. As mulheres grávidas ou lactantes também são desencorajadas de usar o óleo de orégano tanto topicamente quanto oralmente, pois ele pode estimular a circulação sanguínea dentro do útero, o que deteriora o revestimento uterino que engloba o feto. O óleo de orégano também tem o potencial de induzir a menstruação, e pode ser perigoso para o seu feto.  

Fonte:

http://portuguese.mercola.com/sites/articles/archive/2017/04/17/oleo-de-oregano.aspx?utm_source=facebook.com&utm_medium=referral&utm_content=facebookmercolaport_lead&utm_campaign=4172017_oleo-de-oregano