Ela era uma garota muito linda, de cabelos cacheados e tinha dez anos, e ela estava realmente morrendo. Ela sabia disso, sua mãe sabia disso, e seus médicos disseram isso. O nome dela era Patty, e ela era um pouco gordinha. O corpo de Patty estava destruindo suas plaquetas mais rápido do que poderia fazer novas. As plaquetas são células sanguíneas especializadas que são essenciais para que o sangue coagule. Hospitais cheios de especialistas haviam estudado esta menina e seu problema raro. Eles concluíram dizendo à mãe que eles tentaram tudo, e não havia mais nada a fazer senão "começar a colocar as coisas em ordem (para a morte da criança)".
Então, a mãe de Patty trouxe-a para me ver.
Patty sabia mais sobre a doença do que eu. Eu ainda não conheço o nome médico adequado para isso, e isso não é muito importante. Era uma criança alegre, calma, brilhante e agradável, e isso contrastava tremendamente com sua mãe magra, incrivelmente antenada, cabelo loiro clareado e de meia-idade. A mãe havia passado do ponto de mero pânico há muito tempo; ela estava perturbada. E desesperada.
"Nós tentamos tudo", disse a mãe. "Ela fez todos os exames. Ela viu todos os especialistas. Eles tentaram tudo, eles disseram. Nada ajuda. A contagem de plaquetas dela é menos do que um décimo do normal, e continua a cair todas as semanas. O que pode ser feito? Você pode ajudá-la?"
Pensei: como eu sei; Eu sou um professor, não um médico. Então me sentei e falei com Patty. "Você entende sua doença, Patty?" Eu perguntei. Ela fez que sim com a cabeça. Então ela começou a me contar tudo sobre isso. Eu escutei e tive uma ideia. Eu me levantei, fui até uma estante de livros e peguei uma edição empoeirada de 1953 do The Vitamins in Medicine (As Vitaminas na Medicina), de Bicknell e Prescott. Tem um bom índice de mais de 10.000 estudos nutricionais bastante antigos.
Procurei por "plaquetas". Achei um verbete no índice de "Vitamina C e" e "Vitamina K e". Eu leio cada uma das breves passagens, e virei para a mãe de Patty que roía unhas.
"Há pelo menos uma coisa que os médicos não tentaram", eu disse. A vitamina C e a vitamina K são necessárias para a produção de plaquetas. É um palpite, mas talvez o corpo de Patty precise de mais dessas vitaminas - muito mais do que as outras pessoas. Você pode megadosar ela com vitamina C com bastante facilidade, pois não precisa de receita médica, é barato e seguro. Você pode obter vitamina K de brotos de alfafa, como os que vê em opções de saladas nos restaurantes e nos supermercados ".
Elas olharam para mim. A mãe finalmente perguntou: "Quanto ela precisa tomar?"
"Não tenho certeza, mas provavelmente muito. É muito difícil se prejudicar com brotos e as cobaias (porquinhos-da-Índia) tomaram meio milhão de miligramas de vitamina C por dia equivalente a dose humana sem prejudicar a saúde. Você poderia tentar dar 10.000 miligramas por dia. Se ela fosse minha filha, eu faria com que ela comesse todos os brotos que pudesse. Se ela comer muita alfafa, seu sangue coagulará com facilidade ".
"Isso seria um bom problema para se ter!" Patty disse e sua mãe sorriu.
"Este é apenas um palpite", eu disse. "É um palpite, mas você tem pouco a perder tentando".
"Além disso", acrescentei, usando uma citação atribuída a Yogi Berra, "Não acabou até que acabe. "
Então elas foram para casa.
Eu ouvi da mãe, cerca de duas semanas depois, e eu estava nervoso quando ela começou a falar.
"Patty tem comido de um a dois potes cheios de brotos de alfafa por dia. Ela tem sido muito boa. Oh, sim, e ela também está tomando os 10.000 miligramas de vitamina C todos os dias".
"E?" Eu perguntei.
"Os médicos a viram várias vezes, e sua contagem de plaquetas agora está 85% normal. Ela vai viver! Estou tão emocionada!"
E ela ficou por um tempo falando sobre o quão maravilhoso era isso. Inevitavelmente, ela chegou à pergunta que eu ouvi mil vezes:
"Então, por que os médicos não tentaram isso?"
É uma boa pergunta, não é. Como alguém pode encontrar a resposta em um único livro de uma prateleira quando esquadrões de especialistas com paredes cheias de diplomas não puderam?
Você geralmente pode encontrar o que está procurando. Há exceções famosas, e Colombo vem imediatamente à mente. Ele estava à procura da Índia e encontrou um continente completamente diferente. Pelo menos, os exploradores são ouvidos quando retornam contando sua descoberta de primeira mão. Você deve ver o que acontece com profissionais de saúde pouco ortodoxos, cientistas e médicos também, quando eles "descobrem" que as vitaminas curam doenças reais.
Uma das primeiras coisas que acontece, à medida que perdem graciosamente suas reputações, é que eles são sempre chamados de charlatões.
Patty não se importa com nada disso. Ela sobreviveu, e isso é o suficiente para ela.
Fonte:
http://www.doctoryourself.com/platelets.html