Marcadores

Tranduza (Translate)

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Hemocromatose e Vitamina C

 


 Tradução do artigo do Ph.D e mestre, Andrew Saul

A hemocromatose é um grave problema de acúmulo de ferro. Geralmente é hereditária. Se você não tiver certeza se a possui, faça o teste. Na próxima vez em que o seu sangue for verificado, você poderá falar com o seu médico. Um paciente diagnosticado com hemocromatose (HC) não deve tomar megadoses de vitamina C, a menos que esteja sob a supervisão de um médico experiente.

O excesso de ferro na dieta pode ser o problema real, não a vitamina C. O corpo pode absorver com relativa facilidade mais ferro heme (carne) do que precisa. Quando e se a vitamina C tem um efeito negativo em pacientes com HC, provavelmente é devido à liberação de ferro armazenado e, não à nova absorção. (1)

Eu recomendo uma dieta baixa em ferro heme, que é uma dieta com pouca carne ou sem carne. A dieta vegetariana fornece ferro não-heme e, mesmo com megadoses de vitamina C, parece haver uma interrupção normal na absorção de ferro. (2)

Na minha opinião, deve-se tomar cuidado com o questionável trabalho do hematologista francamente antiascorbato, Victor Herbert, uma voz por trás das alegações de que a vitamina C é um problema público devido aos perigos iminentes da sobrecarga de ferro. Os documentos de Herbert exageram grosseiramente um risco estatisticamente leve. Não há sequer uma morte por ano devido à vitamina C. Pela lógica de Herbert, muitos milhares de usuários de vitamina C deveriam cair mortos devido à HC (hemocromatose). Herbert também foi o autor da lenda que a vitamina C destrói a vitamina B12, que foi provada ser infundada.

Referências:

1) Rowbotham B, Roeser HP. Aust N ZJ Med. Outubro de 1984; 14 (5): 667-9. Sobrecarga de ferro associada à deficiência congênita de piruvato quinase e ingestão de altas doses de ácido ascórbico. PMID: 6597712 [PubMed - indexado por MEDLINE]

2) Bendich A, Cohen M. Toxicol Lett. Abril de 1990; 51 (2): 189-201. Segurança do ácido ascórbico: análise de fatores que afetam a absorção de ferro. “Três parâmetros associados à absorção de ferro foram identificados: 1. uma inclinação relativamente rasa para a curva dose-resposta, relativa à dosagem de ácido ascórbico (1-1000 mg) e porcentagem de absorção de ferro; 2. nenhum efeito significativo do ácido ascórbico na absorção de altas doses de ferro (60 mg); e 3. uma relação inversa entre absorção de ferro e saturação de transferrina plasmática. O ácido ascórbico não aumentou a incidência de 'altos' absorvedores de ferro (acima de 2 DP da média da população) acima dos níveis de controle; dados limitados para doses de ácido ascórbico superiores a 100 mg / d não indicaram alterações na distribuição dos valores de absorção de ferro. ”PMID: 2184546 [PubMed - indexado por MEDLINE]

Comentários adicionais sobre Hemocromatose

Dr. Ron Hunninghake: 

 
“Houve alguns relatos de sobrecarga de ferro com terapia com vitamina C. Tratamos um paciente com hemocromatose com vitamina C intravenosa (IVC) em altas doses, sem efeitos adversos ou alterações significativas no status do ferro. ” (Protocolo Riordan IVC para tratamento adjuvante do câncer: ascorbato intravenoso como agente modificador da resposta quimioterapêutica e biológica, Seção 9, p 15.)

Dr. Thomas E. Levy, (médico e advogado): 

 
“Abordo esta questão nas páginas 394 a 398 do meu livro VITAMINA C, DOENÇAS INFECCIOSAS E TOXINAS. Não é tão claro como outros problemas, mas altas doses de vitamina C a longo prazo provavelmente são tão boas para hemocromatose, quanto para outras condições. ”(Capítulo 4," A segurança de altas doses de vitamina C. "Vitamina C, Doenças Infecciosas e Toxinas: Curando o Incurável ISBN: 1-4010-6964-9 [Capa Dura]; 1-4010-6963-0 [Capa mole]

Dr. Robert Cathcart, III:
 

“Minha experiência clínica indicaria que a vitamina C aumenta a absorção de ferro quando o ferro é necessário. Parece aumentar a excreção de ferro quando há uma quantidade excessiva de dele. Portanto, a vitamina C pode ser um bom tratamento para a hemocromatose. Essa dificuldade teórica relativa a vitamina C é típica de como a ortodoxia expandirá uma teoria em um fato sem nenhuma evidência. ”

Steve Hickey, PhD:

 

“Existe um perigo teórico, mas os relatórios reais são escassos e pouco claros. Espero que se a vitamina C realmente tivesse esse efeito colateral, seus detratores tivessem um dia de campo. Depois de ler muitas das evidências disponíveis, considero que os benefícios da dose alta de vitamina C excedem grandemente quaisquer efeitos colaterais (em grande parte teóricos). ”(Ascorbato: A Ciência da Vitamina C Hickey S e Roberts H. ISBN 1-4116-0724 -4. Http://www.doctoryourself.com/news/v5n2.txt)

E vou adicionar meu próprio ponto de conclusão (de Andrew Saul):
 

Excesso de ferro no sangue tem sido associado a um aumento de doenças cardíacas. (1) Por outro lado, um estudo publicado no New England Journal of Medicine (2) pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde e Centros de Controle de Doenças "relatou que altos níveis de saturação de transferrina não estão associados a um risco aumentado de doenças cardiovasculares ou infarto do miocárdio. Pelo contrário, verificou-se uma associação inversa dos estoques de ferro com a mortalidade geral e com a mortalidade por doenças cardiovasculares ". (3) Em outras palavras, o alto teor de ferro não causa doenças cardiovasculares, mas o baixo teor de ferro pode causar. A saúde está em algum lugar no meio disso.

Referências:


1. Ascherio A et al. Dietary iron intake and risk of coronary heart disease among men. Circulation 1994; 89:969-74.
2. Sempos CT et al. Body iron stores and the risk of coronary heart disease. NEJM 1994; 330:1119-24
3.Carl Germano, M.A., R.D.  Iron status and cardiovascular heart disease. Vitamin Retailer magazine, 1995. http://drpasswater.com/nutrition_library/iron_heart.html
 
Andrew Saul é o autor dos livros FIRE YOUR DOCTOR! How to be Independently Healthy (reader reviews at http://www.doctoryourself.com/review.html ) e DOCTOR YOURSELF: Natural Healing that Works. (revisado em http://www.doctoryourself.com/saulbooks.html )
 

Fonte:

http://www.doctoryourself.com/hemochrom.html?fbclid=IwAR2GkMLZhJLYVRTdpMHKZeJlPkZIr9RQS2hEOMgmGYeDvEcnJHD9vwlUUjo