Marcadores

Tranduza (Translate)

sábado, 6 de setembro de 2014

5 Principais Produtos Químicos que se Deve Evitar

woman using shampooExistem milhares de produtos químicos perigosos em cosméticos hoje. Eu escolhi estes top 5 com base em seu risco, e seu uso generalizado. Use esta lista como um guia para ajudá-lo a decifrar se o que você está comprando é realmente natural.

1 "Fragrance (fragrância)" pode ser um ou mais de 200 produtos químicos. As empresas não têm de divulgar os componentes reais de cada fragrância, sob o pretexto de que estas são segredos comerciais. Fragrância tem sido responsável por causar vários efeitos colaterais, incluindo dores de cabeça e reações alérgicas. Por que colocar um produto químico sintético desconhecido em sua pele quando você não precisa? O Grupo de Trabalho Ambiental tem uma extensa base de dados de produtos químicos de cosméticos e seus rankings de risco correspondentes. "Fragrância" recebe uma das maiores posições no ranking (sistema de pontuação).

2. Methylparaben (metilparabeno), ou qualquer coisa que termina em "parabeno." Esses conservantes agem como estrogênio no corpo, desregulando o equilíbrio hormonal. Os parabenos têm sido responsáveis por causar câncer de mama.

3. Tetrasodium EDTA (EDTA de sódio) é um conservante que é feito a partir do cianeto cancerígeno, o formaldeído e sódio. É também um potencializador de penetração, ou seja, ele penetra a barreira protetora da pele, indo diretamente para a sua corrente sanguínea. Muitas empresas tentam ser "naturais" usam Tetrasodium EDTA ao invés de parabenos para preservar os seus produtos. Na minha opinião, Tetrasodium EDTA é tão ruim quanto. 

4. Diazolidinyl Urea (Diazolidinil ureia) facilmente reage no produto ou na pele e libera formaldeído. É um disruptor endócrino, uma possível neurotoxina, uma substância tóxica conhecida do sistema imunológico, e tem uma possível ligação com o câncer. Mesmo as empresas supostamente naturais, como Shikai e Blue Lizard usam o ingrediente. 

5. Propilyne glicol (propilenoglicol), entre outras coisas, é um potencializador de penetração, ou seja, é um suporte para outros produtos químicos, trazendo-os para a sua pele e sua corrente sanguínea. É um irritante da pele conhecido, provocou câncer em testes de laboratório, um possível disruptor endócrino, e uma possível neurotoxina. Você pode encontrá-lo em mais de 3.000 produtos, incluindo loções, desodorantes, protetor solar, shampoo, condicionador e sabonetes líquidos.

Há mais substâncias a serem evitadas num post mais abrangente publicado aqui.

Referência:

http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2010/07/29/do-you-know-whats-in-your-shampoo.aspx