Marcadores

Tranduza (Translate)

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Como Fazer seu Protetor Solar Natural Caseiro Livre de Substâncias Tóxicas

Homemade Sunscreen Ditch The Chemicals                     
Atualizado em 21/06/2016.

A maioria dos protetores solares contêm ingredientes tóxicos ou desreguladores endócrinos que em muitos casos podem promover o desenvolvimento do câncer de pele e a produção de radicais livres no corpo. Na verdade, desde que o uso de protetor solar foi difundido, as taxas de câncer de pele aumentaram, e um documento de 2007 da FDA (Food and Drug Administration dos EUA equivalente à ANVISA do Brasil) afirmou que: "A FDA não está ciente de dados que demonstrem que só o uso de protetor solar previna o câncer de pele" Na verdade, muitos relatórios mostram que a maioria dos protetores solares aumentam o risco de câncer de pele. 

Mesmo os naturais, os protetores solares disponíveis comercialmente têm muitos ingredientes tóxicos. Clique também aqui para saber mais sobre substâncias tóxicas presentes na sua maquiagem e protetor solar.
Confira a marca de seu protetor solar (importado) aqui!

Considerando que muitas pessoas hoje em dia são, na verdade, deficientes em vitamina D, mais de 70% da população, a falta de exposição ao sol é um problema muito maior do que a sua exposição excessiva. A deficiência de vitamina D tem sido associada a muitos tipos de cânceres, incluindo os tipos mais letais de câncer de mama. A falta de vitamina D também tem sido associada a problemas durante a gravidez, incluindo pré-eclampsia, diabetes gestacional, trabalho de parto prematuro, e mais. 
Para não desenvolvermos o câncer de pele, temos evitado o sol e a vitamina D3 que nossos corpos produzem através da exposição solar essencialmente nos horários de 10 às 14 h.
Além disso, a própria exposição ao sol não é o único fator associado ao câncer de pele, e muitos outros fatores, como o pouco consumo ômega-6 vegetal pode ter um grande impacto sobre a saúde da pele!

Na maioria das vezes, a minha exposição solar diária é adequada, sem chegar perto do ponto de queimar a pele. Desde que a maioria de nós não trabalhamos ao ar livre, é realmente preciso fazermos um esforço para nos expormos ao sol em um dia ensolarado, em vez de tentar evitá-lo. 

Sempre que vou me expor ao sol por muito mais tempo do que a minha pele é acostumada, muitas vezes é simples, basta apenas colocar um chapéu ou camisa para me proteger. Se nenhuma destas opções estiver disponível, em um dia na praia no verão, ocasionalmente usarei o protetor solar natural. Ainda não o usei este ano, e espero não usar. Mas gostaria de compartilhar a minha receita para que você tenha uma opção natural, caso você precise se expor ao sol por longos períodos de tempo neste verão. Isso também seria uma alternativa mais natural para as crianças ou para aqueles que tomam medicação, o que aumenta o risco de queimadura solar, ou ainda, para aqueles que se queimam com muita facilidade. Só para esclarecer, mesmo que este protetor solar natural cheire muito bem e seja naturalmente hidratante, eu não recomendo usá-lo diariamente, pois a vitamina D que você produz a partir da exposição ao sol será mais benéfica a longo prazo! 
Muitos dos ingredientes desta receita tem um FPS (Fator de Proteção Solar) natural, mas uma vez que esta é uma receita natural e não foi testada por uma organização reguladora, eu não posso fazer qualquer reivindicação ou mesmo afirmar qual é o seu FPS combinado. 

Natural Sunscreen Ingredients  
                          
Os ingredientes individuais que são naturalmente FPS são: 
  • Óleo de Amêndoas: FPS em torno de 5;
  • Óleo de Coco: FPS 4-6;
  • Óxido de Zinco (não-nano): FPS 2-20, dependendo de quanto usado;
  • Óleo de Semente de Framboesa Vermelha: FPS 25-50;
  • Óleo de Semente de Cenoura: FPS 35-40;
  • Manteiga de Karité: FPS 4-6;
  • Óleo de Buriti (contém 5 vezes mais betacaroteno que a cenoura): FPS 8.
A versão final terá um índice de proteção solar variada, dependendo da quantidade de cada ingrediente utilizado. Para uma versão simples, até mesmo óleo de coco e manteiga de karité apenas com um pouco de semente de framboesa e óleo de semente de cenoura ou algum óxido de zinco (não-nano) irá funcionar satisfatoriamente para uma exposição moderada. 

NOTA: Esta é uma receita mais simples e as pessoas não terão problemas para emulsionar a loção. 


Ingredientes Naturais Caseiros Protetores Solares:

  • 1/2 xícara de óleo de amêndoas (compre aqui) ou azeite de oliva extravirgem (pode infundir com ervas primeiro se desejar); 
  • 1/4 xícara de óleo de coco extravirgem (FPS 4-6 natural);
  • 1/4 de copo de cera de abelha (compre aqui);
  •  2 colheres de sopa de óxido de zinco (Esta é uma versão não-nano que não vai ser absorvida pela pele. Tenha cuidado para não inalar o pó (use máscara). Este torna o fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 20) (compre o seu aqui);
  • Opcional: até 1 colher de chá de óleo de semente de framboesa vermelha;
  • Opcional: até 1 colher de chá de óleo de buriti orgânico (compre aqui);
  • Opcional: até 1 colher de chá de óleo de semente de cenoura (compre aqui);
    • Opcional: até 1 colher de chá de óleo de vitamina E natural (tocoferol);
  • Opcional: 2 colheres de sopa de manteiga de karité (natural FPS 4-5) (compre aqui);
  • Opcional: Óleos Essenciais, Extrato de baunilha (compre aqui ou compre suas favas aqui e faça o extrato natural de baunilha) ou utilize outros extratos naturais de acordo com sua preferência. Observação: não utilize óleos essenciais de laranja, limão ou quaisquer cítricos, pois mancham a pele. Uma boa opção com cheiro agradável é o óleo essencial de lavanda (compre aqui).
Modo de Preparo do Protetor Solar Natural Caseiro
Misture os ingredientes, exceto o óxido de zinco em um frasco de vidro. Você pode até mesmo reutilizar o frasco de vidro de picles, azeitonas, óleo de coco ou outros alimentos. 
Encha uma panela média com alguns centímetros de água e coloque em fogo médio. Coloque uma tampa sem fechar completamente no frasco e adicione os ingredientes ao mesmo e o coloque dentro da panela com água (banho-maria). A medida que a água aquecer, os ingredientes no frasco irão começar a derreter. Agite de vez em quando para misturar. Quando todos os ingredientes tiverem derretido completamente, adicione o óxido de zinco não-nano, misture bem e despeje em qualquer frasco que você vai usar para o armazenamento. Não terá uma textura apropriada para ser usada com válvulas (pump). Mexa algumas vezes enquanto esfria para se certificar de óxido de zinco seja misturado homogeneamente. Use da mesma forma que um protetor solar comum. Validade de seis meses.

Observações adicionais:
  1. Certifique-se de não inalar o óxido de zinco, use uma máscara, se necessário;
  2. Esta receita tem um FPS de cerca de 20, embora a adição de uma quantidade maior de óxido de zinco irá aumentá-lo;
  3. Quanto maior for a quantidade adicionada de cera de abelhas, mais espessa se tornará a loção de proteção solar;
  4. Para fragrância, pode-se adicionar óleo essencial de lavanda;
  5. Armazene em um lugar fresco, seco ou na geladeira. Eu prefiro guardar em um pequeno frasco de conserva e aplicar como uma manteiga corporal. Ficará mais espesso, especialmente se você usar o óleo de coco na receita;
  6. Removendo o óxido de zinco, torna-se uma excelente receita de loção corporal ou facial;
  7. Este protetor solar é um pouco, mas não completamente, à prova d'água e terá de ser reaplicado após transpiração ou nado. Não havia informação no post original do qual retirei as informações, porém o protetor solar industrializado orgânico que possui fórmula similar apresenta as seguintes instruções: 
  • Uso sugerido:
- Para uma proteção completa, aplique livremente (2 mg / cm2 de pele) em toda a pele exposta e a massageie para reduzir o efeito de pele esbranquiçada.
  • Reaplique:
- Após 40 minutos de nado ou de transpiração excessiva;
- Imediatamente após a secagem com a toalha;
- Pelo menos a cada 2 horas.


Uma forma ainda mais rápida de fazer seu protetor solar: obtenha um frasco de sua loção favorita orgânica (que não contenha óleos essenciais cítricos: laranja, limão). Adicione umas colheres de óxido de zinco não-nano e misture bem e use como protetor solar. Esta receita será menos resistente ao suor e à água.


Para aqueles que não têm tempo ou vontade de fazer uma versão caseira, os melhores que eu encontrei foram: 
O que você acha? Usar protetor solar desesperadamente ou ter carência de vitamina D?
Clique aqui para saber mais sobre a VITAMINA D - A CURA PROIBIDA.

Referências:

http://wellnessmama.com/2558/homemade-sunscreen/


http://www.organiclifestylemagazine.com/issue/12-sunscreen-dangers/


http://www.cancercenter.com/community/announcements/vitamin-d-deficiency-cancer-risk/


http://estaoteenvenenando.blogspot.com.br/2015/02/vitamina-d-cura-proibida.html 

http://www.iherb.com/Badger-Company-Zinc-Oxide-Sunscreen-Cream-SPF-30-Unscented-2-9-fl-oz-87-ml/23746