Marcadores

Tranduza (Translate)

domingo, 16 de outubro de 2016

Comer Crucíferos Pode Melhorar sua Tireoide Disfuncional


 

17/10/2016 e editado em 30/10/2016.

Dos artigos do dr. Mercola: 

Você já ouve isso desde que era pequeno: coma seus vegetais. Para as pessoas com hipotireoidismo cujos médicos aconselharam contra a ingestão de vegetais crucíferos, deve ser uma surpresa saber que a ingestão de rabanete, repolho, brócolis e couve pode melhorar a função da tireoide porque eles aumentam seus níveis de glutationa.

Na década de 1950, cientistas examinaram os alimentos com a possibilidade de que, ao invés desempenharem um papel nutritivo, alguns pudessem realmente representar um risco negativo, particularmente no que diz respeito à tireoide


Estes os chamaram de alimentos bociogênicos, que potencialmente causavam um inchaço no pescoço chamado de bócio. Glucosinolatos em vegetais crucíferos foram implicados como prováveis culpados. No entanto, estudos nesse sentido são escassos, como um artigo explica:

"Em termos de pesquisa com seres humanos, estudos que sugerem uma forte ligação entre vegetais crucíferos e doenças da tireoide são limitados ... A grande maioria da investigação apoia o consumo de vegetais crucíferos para prevenir o câncer de tireoide."

Além disso, enzimas deiodinase, fundamentais para a produção de hormonas da tireoide, foram descobertas. Os cientistas desde então, modificaram a sua teoria sobre vegetais crucíferos. Em vez disso, o foco é conectar as pessoas com os nutrientes necessários para o seu indivíduo, a função ideal da tireoide. Segundo a Fundação George Mateljan:

"Ao longo dos últimos 50 anos ... os investigadores determinaram que não há tais substâncias" negativas "nos alimentos, mas apenas que dão suporte à saúde que não combinam bem com certos indivíduos devido ao seu único histórico e estado de saúde. Cinco décadas de pesquisa também determinaram que certos nutrientes - como tirosina, iodo e selênio - desempenham um papel único na saúde da tireoide ".

Ao examinar suas próprias necessidades nutricionais, lembre-se de que pequenas quantidades são melhores, pois a quantidade demasiada de alguns alimentos, especialmente vegetais crucíferos, pode evitar que o seu organismo absorva o iodo e de maneira diferente impeça o funcionamento ideal da tireoide".



Outros Alimentos que Auxiliam a Função da Tireoide

Há muitas mais maneiras de expandir as opções culinárias para aqueles com hipotireoidismo, especialmente alimentos à base de plantas com abundância de antioxidantes e eletrólitos, como sódio e potássio, incluindo estes (tenha em mente que a maioria das frutas devem ser comidas com moderação pela maioria das pessoas devido ao alto teor de frutose):

  • Abóbora;
  • Pimentões (orgânicos), pois são carregados de pesticidas e estes perturbam o funcionamento da tireoide, além de serem prejudiciais à saúde; 
  • Cenouras; 
  • Vagem; 
  • Ervilhas; 
  • Tomates (se não forem orgânicos, descasque-os para eliminar o excesso de pesticidas); 
  • Aipo ou salsão; 
  • Pepinos (se não forem orgânicos, descasque-os para eliminar o excesso de pesticidas); 
  • Aspargo; 
  • Berinjela;
  • Uvas roxas (orgânicas); 
  • Mangas; 
  • Romãs;
  • Mirtilos ou Blueberries (orgânicos); 
  • Abacaxis; 
  • kiwis; 
  • Maçãs (se não forem orgânicas, descasque-as para eliminar o excesso de pesticidas); 
  • Frutas cítricas 
  • Cerejas 
  • Damascos
Outro bom nutriente para sua tireoide é a niacina ou vitamina B3. Alguns dos alimentos com este nutriente ainda não listados incluem a carne de cordeiro e peru.
Um alimento excelente para o hipotireoidismo é o óleo de coco.

Tradicionalmente, óleos poli-insaturados, tais como óleo de soja foram utilizadas para a alimentação de gado, porque eles faziam com que os animais ganhassem peso. Estes óleos são constituídos por ácidos graxos de cadeia longa que são ácidos graxos que promovem o ganho de peso.

 O óleo de coco, por outro lado, é uma gordura saturada composta principalmente por ácidos graxos de cadeia média. Também conhecida como triglicerídeos de cadeia média (MCTs), ácidos graxos de cadeia média são conhecidos por acelerar o metabolismo e promover a perda de peso. O óleo de coco também pode elevar a temperatura corporal basal, pois acelera o metabolismo. Esta é uma boa notícia para as pessoas que sofrem com a baixa função da tireoide ou hipotireoidismo. Houve dezenas de testemunhos deste efeito.

 
Quais Podem ser os Gatilhos dos Problemas da Tireoide?


Se você está se perguntando quais os alimentos que possam trazer problemas de tireoide, os piores têm uma coisa em comum: eles não são alimentos 'de verdade'. Como observado por Mind Body Green:
     "Alimentos refinados, processados, homogeneizados, pasteurizados, geneticamente modificados, enriquecidos, e artificialmente saborizados (ou coloridos ou conservados)", A chave para reparar o corpo, e não apenas encobrir doenças ou deslocar sintomas, mas o que realmente cura o corpo são os vegetais in-natura. A chave para a deterioração da sua saúde é consumir refinados alimentos processados".

Seguem alguns alimentos bociogênicos, que prejudicam a absorção de iodo e
interferem na correta absorção do iodo

Leia mais sobre: http://br.innatia.com/c-dietas-balanceadas-pt/a-alimentos-bociogenicos-5748.html
que devem ser evitados. Primeiro e mais importante:
  • Glúten (trigo, centeio, cevada e aveia, além de traços presentes em alimentos processados e medicamentos, leia os rótulos e bulas): com quaisquer problemas de tireoide, a primeira coisa a eliminar é o glúten. Ela pode causar inflamação, mau funcionamento gastrointestinal, perturbações da tireoide e outros problemas.
  • Alimentos não fermentados de soja: não importa quantos produtos "naturais" de soja dizem ser bons para você, a soja pode alterar a função hormonal, especialmente em mulheres. Uma infinidade de estudos indicam que os fitoestrógenos da soja podem prejudicar sua tireoide, bem como causar um declínio cognitivo
  • Alimentos Geneticamente Modificados (milho, soja, canola): alimentos geneticamente modificados podem desencadear tanto doença de Graves, como Hashimoto, corroendo o seu revestimento do intestino. 
  • Bromo: é um aditivo alimentar processado que provoca desregulação endócrina frequentemente encontrado na farinha usada no pão e assados (apesar de ser proibido no Brasil), refrigerantes, bebidas esportivas (gatorade), creme dental, enxaguatório bucal, peças de computador plástico, estofos e pesticidas pulverizados sobre morangos.
OBS: Dr. Lair recomenda que pessoas com hipotireoidismo consumam crucíferos 3 vezes por semana. A forma ideal de preparo é no vapor (com água filtrada, para evitar o cloro, o qual também é bociogênico). 
Consumam alimentos orgânicos e frescos sempre que possível, a fim de evitar pesticidas bociogênicos, prejudiciais à saúde e cancerígenos.

Evitem também pastas de dente com flúor, panelas com teflon que contenham flúor (ácido perfluorooctanóico (PFOA)), abram as janelas dos carros após terem ficado no sol para que o bromo liberado com o calor seja eliminado do ar, evitem usar o cloro como produto de limpeza, nadar em piscinas que o contenham, especialmente as aquecidas (prefira as tratadas com ozônio) e saunas úmidas (dê preferência às saunas secas) e evitem tomar medicamentos alopáticos, especialmente os de uso crônico contendo bromo (bromoprida...) e flúor (fluoxetina...), procure um bom médico funcional e/ou ortomolecular que receite vitaminas, minerais, fitoterápicos e nutrição. Veja os seguintes posts com alternativas para estas questões:  
  1. 5 Receitas Caseiras de Cremes Dentais e 1 de Shampoo com Juá,
  2. Panelas: Conheça quais Materiais as Constituem que Fazem Mal à Saúde e o Como Utilizá-las
  3. Posts sobre Limpeza Atóxica 

Veja também este artigo da dra. Tamara Mazaracki no Facebook.

Fontes: 

http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2016/06/27/foods-good-for-thyroid.aspx
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2003/11/08/thyroid-health-part-two.aspx