Qualquer excesso de bicarbonato de sódio é excretado pelos rins. Dissolver ácido ascórbico e bicarbonato de sódio em água produz uma solução de ascorbato de sódio e ácido carbônico, que libera dióxido de carbono na água. (Então você tem ascorbato de sódio em água com gás). O ascorbato de sódio foi administrado por via intravenosa em doses de até 50 g, sem efeitos adversos.
Quando o bicarbonato de sódio é tomado com ácido ascórbico na proporção correta, esta mistura não perturba o pH do sangue. É por isso que é importante não tomar mais bicarbonato de sódio do que o necessário para neutralizar o ácido ascórbico.
Para cada 1 colher de chá de ácido ascórbico (este), adicionar aproximadamente ½ colher de chá de bicarbonato de sódio P.A. (encontrado em farmácias). Essa é uma proporção de 2: 1, em massa. O ascorbato de sódio é bem tolerado porque o íon sódio é abundante na corrente sanguínea, mais do que os íons magnésio ou cálcio, por exemplo.
Para quem quiser adquirir o ascorbato de sódio ao invés de prepará-lo, clique neste link.
Lembrando que 1 colher de chá de ácido ascórbico contém cerca de 4500 mg. Tomo a cada vez 1/4 de colher de chá de ácido ascórbico ou 1/2 colher de café de ácido ascórbico com 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio e adiciono a um copo com água.
Fonte:
http://www.hhhummingbirds.com/ascorbic-acid-2