Marcadores

Tranduza (Translate)

sábado, 27 de março de 2021

Tinturas Fitoterápicas

Tinturas fitoterápicas são formas farmacêuticas oficinais que resultam da ação do álcool normalmente, por maceração ou lixiviação, sobre espécies medicinais e, mais raramente, insumos de origem animal e mineral. Para obtenção das tinturas utilizam-se as plantas e como solventes utilizam-se, solução hidroalcoólica, onde as concentrações usuais de água purificada e álcool são definidos de acordo com as especificações farmacopeicas de cada espécie. As tinturas podem ser administradas isoladas ou em associações, tendo como resultado efeito sinérgico.
Nesse link pode-se acessar as tinturas abaixo: https://bit.ly/TinturasTitoFarma

Blend de tinturas para saúde do fígado 
Descrição:  A Alcachofra é indicada como um auxiliar para o tratamento de problemas hepáticos, tais como, por exemplo: hepatite e cirrose. Além disso é benéfica para arterioesclerose, edemas e hipertensão arterial, e atua como um diurético e como coadjuvante nos regimes de emagrecimento. Possui propriedades que auxiliam na regeneração e proteção das células hepáticas, fluidificação da bile e, dessa forma, previne cálculos biliares e exerce efeito moderador sobre os níveis de colesterol. O Cardo Mariano auxilia no tratamento de distúrbios digestivos funcionais que ocorrem nas hepatopatias e atua de forma benéfica como adjuvante no tratamento das doenças hepáticas inflamatórias crônicas. É também um potente estabilizador das membranas dos hepatócitos, conservando a sua integridade e a função fisiológica do fígado. 
Princípio ativo:  Alcachofra (Cynara cardunculus L.) + Cardo Mariano (Silybum marianum (L.) Gaertn)

Blend de tinturas para auxílio da saúde renal 
Descrição:  Este é Blend auxiliar na melhora da saúde renal e pedras nos rins.O Chapéu de Couro tem ação energética, diurética, depurativo, antirreumática, laxativa, hepática, colagoga, anti-inflamatória e adstringente. Atua no intestino delgado produzindo um efeito laxativo, que está na dependência de sua ação como estimulante da bílis. Por sua ação sobre os rins e fígado age melhorando os quadros reumáticos. Pelo aumento no fluxo urinário e sua ação na filtração glomerular, estimula a eliminação de ácido úrico. É indicado para reumatismos, afecções cutâneas, doenças renais e das vias urinárias, problemas do fígado. O Quebra pedra possui propriedades que auxiliam a dissolver os cálculos renais, impedindo a contração do ureter e promovendo, dessa forma, sua desobstrução. Possui ação diurética, auxilia na eliminação do ácido úrico e dos cálculos renais, além de melhorar casos de nefrites, cistites, hidropisia e hepatite do tipo B. De modo geral, é indicado em casos de afecções do trato urinário, diabetes, distúrbios prostáticos (atuando como analgésico e anti-inflamatório), afeções hepáticas. Além disso, quebra pedra pode auxiliar a inibir a reprodução do DNA de vírus, bloquear a transmissão do impulso doloroso, reduzir espasmos e reduzir as taxas de glicose no sangue. A Cavalinha tem ação diurética, hemostática e remineralizante. Usada no tratamento de distúrbios genitúrinarios e respiratórios. Algumas preparações servem como auxiliares no tratamento de doenças cardiovasculares (aterosclerose e hipertensão arterial) e reumáticas. A Cavalinha é usada em produtos dermatológicos e cosméticos, por sua ação cicatrizante.
Princípio ativo:  Chapéu de Couro (Echinodorus macrophyllus) + Quebra Pedra (Phyllanthus niruri) + Cavalinha (Equisetum arvense)

Tintura de Melissa - Calmante natural e tratamento de insônia 

Descrição:  A Melissa é uma planta medicinal que pode ajudar a combater a depressão devido às suas propriedades relaxantes e sedativas que são capazes de acalmar momentos de ansiedade e tensão nervosa, evitando sentimentos depressivos. É indicada quando não há fome(falta de apetite), na gastrite, nos espasmos gastrintestinais, na presença exacerbada de gases no trato gastrointestinal, nas coleocistites, nas diarréias, na ansiedade, na insônia, na hipertensão arterial, na taquicardia, na enxaqueca, na asma e herpes simples. Também apresenta efeito sedativo e ligeiramente hipnótico, e antioxidante.
Princípio ativo:  Melissa tintura (Melissa officinalis L).

Blend de tinturas para melhora do sistema digestivo
Descrição:  Este Blend auxilia na melhora da azia, problemas gástricos e digestões difíceis. A Espinheira Santa: é utilizada principalmente nas úlceras gástricas, gastralgias e dispepsias. O Funcho, que dentre outras funções atua na inapetência, nas dispepsias hiposecretoras, na flatulência, nos espasmos gastrintestinais, nas diarreias, na dismenorréia, nas dores musculares e reumáticas, na bronquite, na asma e para estimular lactação. A Guaçatonga possui ação cicatrizante, antisséptica, antiúlcera, diurética, tônico, estimulante, antimicrobiana, fungicida, depurativa e bloqueador de venenos de cobras. Exerce uma significativa ação anti-úlcera, reduzindo o volume de ácido clorídrico produzido. Comparativamente á cimetidina, não aumenta o pH gástrico, o que ocasionaria dificuldades na digestão das proteínas.
Princípio ativo:  Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia Martius) + Funcho (Foeniculum vulgare Mill) + Guaçatonga (Casearia sylvestris).

Blend de tinturas antitumorais
Descrição:  O Açafrão, contem antioxidantes que lutam contra os radicais livres, melhoram as inflamações e o sistema imune em geral. Por conter carotenoides em sua composição, seu consumo pode prevenir e/ou então inibir alguns cancros como o de fígado e também o de cólon. Outro grande benefício da cúrcuma é a sua ação antioxidante. O Ipê Roxo tem apresentado atividade antimicrobiana contra Bacillus subtilis, Salmonella typhimurium e Candida albicans e atividade fungicida contra Candida albicans , além de muito boa atividade antitumoral em alguns tipos de Cancer. A graviola apresenta diversos benefícios, como propriedade hipotensora, por mecanismos periféricos envolvendo antagonismo do cálcio - o que é bom para pessoas com pressão alta -, propriedade vasodilatadora, antiespasmódica (relaxa músculo liso), e ainda ajuda a desacelerar o ritmo cardíaco, por sua propriedade sedativa. Pessoas portadoras de diabetes podem consumir a graviola, pois é rica em fibras, que auxiliam na absorção mais lenta da glicose (açúcar) pelo organismo, ajudando a controlar seus níveis no sangue.
Princípio ativo:  Açafrão( Curcuma longa) + Ipê Roxo (Tabebuia heptaphylla) + Graviola (Annona muricata).

Blend de tinturas para melhora da Flacidez e tratamento de celulite 
Descrição:  Este Blend tem como finalidade, auxiliar na melhora da produção de colágeno e diminuição do aspecto da celulite. A Cavalinha tem ação diurética, hemostática e remineralizante. Usada no tratamento de distúrbios geniturinários e respiratórios. Algumas preparações servem como auxiliares no tratamento de doenças cardiovasculares (aterosclerose e hipertensão arterial) e reumáticas. A Cavalinha é usada em produtos dermatológicos e cosméticos, por sua ação cicatrizante. A Centella tem despertado a atenção do Ocidente graças à sua atuação como vasodilatador e estimulante da produção de colágeno. Essas propriedades da Centella Asiática conferem à planta um poderoso potencial anticelulite, já que o aumento da circulação melhora a nutrição na área afetada pela celulite, enquanto o colágeno diminui a flacidez e fortalece a pele. Tem ação eutrófica para o tecido conjuntivo e normalizadora da circulação venosa e do retorno venoso. São utilizadas tanto a Centella, quanto seu principal ativo, o asiaticosídeo, para melhorar o processo de cicatrização, em casos de fragilidade capilar, ulcera varicosa e celulite.                        Princípio ativo:  Cavalinha (Equisetum arvense) + Centella (Hydrocotyle asiatica).

Blend de tinturas para controle da hiperglicemia
Descrição:  Pata de Vaca possui, principalmente, ação diurética, hipoglicemiante e hipolipemiante. Sua principal utilização é como auxiliar no tratamento da diabetes, mas, além disso, seu uso pode diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos, casos de cistite, parasitoses intestinais, elefantíase, cálculos renais, dentre outros. A Gymnema é indicada como adjuvante no controle de obesidade e manifestações decorrentes, na regulação dos metabolismos de açúcares e gorduras do organismo. Também tem importância na terapia da diabetes, auxiliando no retardo das complicações secundárias ligadas a ela. 
Princípio ativo:  Pata de Vaca (Bauhinia forficata) + Gymnema (Gymnema sylvestre).

Fontes: