Tradução livre por Sílen Cremonese realizada em 18/06/2018.
A niacina é a vitamina B3, uma das vitaminas hidrossolúveis do complexo B . Uma das propriedades únicas da niacina é a capacidade de ajudá-lo a relaxar naturalmente e a dormir mais rapidamente à noite. E está bem estabelecido que a niacina ajuda a reduzir os níveis de colesterol prejudiciais na corrente sanguínea. Dr. Abram Hoffer explica: "A niacina é uma das melhores substâncias para elevar o colesterol de lipoproteína de alta densidade (o" bom colesterol") e assim diminuir a proporção do colesterol total sobre o colesterol de alta densidade."
Outra característica da niacina é a sua capacidade de reduzir significativamente a ansiedade e a depressão. Mais outra característica da niacina é que dilata os vasos sanguíneos e cria uma sensação de calor, chamada de "flush". Isso é muitas vezes acompanhado de um rubor (vermelhidão) da pele. É este "flush" ou sensação de calor que indica uma saturação temporária de niacina, e esse é o nosso tema aqui.
Quando você tem o flush, você pode literalmente ver e sentir que você tomou niacina suficiente. A ideia é inicialmente tomar uma quantidade de niacina apenas suficiente para ter um leve flush. Isso significa ficar vermelho nas bochechas, orelhas, pescoço, antebraços e talvez em outro lugar. Um flush niacina leve deve terminar em cerca de quinze minutos, aproximadamente. Se você tomar muita niacina, o flush pode ser mais pronunciado e mais duradouro. Se você tiver um flush da cor vermelha da beterraba por meia hora e se sentir estranho, bem, você tomou muito. E uma dose grande de niacina com o estômago vazio certamente causará flush profundo.
"Com doses iniciais maiores, o flush é mais pronunciado e dura mais tempo", diz Hoffer. "Mas com cada dose adicional, a intensidade do rubor diminui e na maioria dos pacientes se torna um incômodo menor. A niacina sempre deve ser tomada imediatamente após o término da refeição."
Descobri que a melhor maneira de controlar com precisão a sensação do flush é começar com quantidades muito pequenas de niacina e aumentar gradualmente até que o primeiro flush seja notado. Um método é começar com apenas 25 miligramas (25 mg) três vezes ao dia, digamos em cada refeição. No dia seguinte, tente 50 mg no café da manhã, 25 mg no almoço e 25 mg no jantar. No dia seguinte, pode-se tentar 50 mg no café da manhã, 50 mg no almoço e 25 mg no jantar. E, no dia seguinte, 50 mg em cada uma das três refeições. No dia seguinte, 75 mg, 50 mg e 50 mg. Então, 75. 75 e 50, e assim por diante. Desta forma, você a aumentou a uma taxa simples de apenas 25 mg por dia. Uma pessoa pode continuar a aumentar a dosagem em 25 mg por dia até que o flush ocorra.
É difícil prever um nível de saturação para a niacina, porque cada pessoa é diferente. Como regra geral, quanto mais seu organismo absorver sem ter o flush, mais você precisa. Se você flush cedo, você não precisa de muita niacina. Se o flush não acontecer até ter tomado uma dose total alta de niacina, então seu corpo está obviamente usando a maior quantidade de vitamina. Mas se você tomar niacina, você TERÁ o flush.
Um ponto importante aqui é que a niacina é uma vitamina, não uma droga (farmacêutica). Não é viciante. A niacina não requer receita médica, porque é segura. É um nutriente que todos precisam todos os dias. Pessoas diferentes em diferentes circunstâncias precisam de diferentes quantidades de niacina.
Diz Dr. Hoffer: "O limite superior de uma pessoa" é aquela quantidade que causa náusea e, se não for reduzida, o vômito. A dose nunca deve permanecer neste limite superior. O intervalo de dose habitual é de 3.000 a 9.000 miligramas diários divididos em três doses, mas ocasionalmente alguns doentes podem necessitar de mais. A dose tóxica para cães é de cerca de 5.000 miligramas por kg de peso corporal. Nós não sabemos a dose tóxica para os seres humanos, já que a niacina nunca matou ninguém ”.
O ceticismo do médico inevitável e as perguntas sobre a segurança e eficácia comprovada da niacina são melhor respondidas em Orthomolecular Psychiatry, editado por dr. David Hawkins e dr. Linus Pauling (Ph.D). Este livro de quase 700 páginas é a referência padrão para detalhes sobre terapia com niacina. Pessoas com histórico de uso abusivo de álcool, distúrbios hepáticos, diabetes ou que estejam grávidas, devem especialmente ser monitoradas por um médico. Monitorar o uso prolongado de niacina é uma boa ideia para qualquer um. Consiste em que o seu médico verifique a sua função hepática com um simples exame de sangue.
A niacina pura e simples pode ser comprada em comprimidos em qualquer farmácia ou loja de produtos naturais. Os comprimidos estão tipicamente disponíveis nas dosagens de 50 mg, 100 mg ou 250 mg. Os comprimidos são geralmente marcados no meio para que você possa quebrá-los ao meio facilmente. Você também pode quebrar as metades ao meio para obter o valor exato desejado.
Se um comprimido de niacina for tomado com o estômago vazio, um flush irá ocorrer (se é que vai ocorrer) em cerca de 20 minutos. Se a niacina for tomada logo após uma refeição, o flush pode ser atrasado. Na verdade, o flush pode ocorrer muito tempo depois, quando você tiver se esquecido de que tomou a niacina! Não deixe o flush te surpreender. Lembre-se que a niacina faz isso e você pode monitorá-lo (o flush) facilmente
Se você quiser ter um flush imediatamente, você pode pulverizar o comprimido de niacina. Isto é feito facilmente esmagando-o entre duas colheres. Niacina em pó com o estômago vazio pode resultar em um flush em poucos minutos. A niacina de liberação prolongada é frequentemente anunciada como a que não provoca um flush. Essa afirmação pode não ser completamente verdadeira; às vezes o flush é apenas adiado. Provavelmente seria difícil determinar seu nível de saturação com um produto de liberação prolongada. Eles também são mais caros, mas a maior razão para evitar a niacina de liberação prolongada é que a maioria dos relatos de efeitos colaterais se origina do uso dessa forma.
Existem duas formas comumente disponíveis de niacina sem flush, niacinamida e hexaniacinato de inositol (ou hexanicotinato de inositol). Essas formas de vitamina B3 são frequentemente encontradas em várias vitaminas e preparações do complexo B. Na maioria das pessoas, niacinamida e hexaniacinato de inositol não causam flush. Na minha opinião, o hexaniacinato de inositol é menos eficaz do que a niacina simples. A niacinamida não diminui o colesterol sérico. Estas são distinções importantes a serem feitas ao comprar.
É uma boa ideia tomar todas as outras vitaminas do complexo B em um suplemento separado, além da niacina. As vitaminas do complexo B, como os jogadores de beisebol profissionais, funcionam melhor como um time. Ainda assim, o corpo parece precisar de mais niacina proporcionalmente do que das outras vitaminas do complexo B. Até mesmo a dose diária recomendada (RDA) dos EUA para a niacina é muito maior do que para qualquer outra vitamina do complexo B. Muitos médicos consideram que a RDA atual para a niacina de apenas 20 mg é muito baixa para uma saúde ótima. Enquanto o governo continua a discutir isso, é possível decidir por si mesmo com base no sucesso dos médicos que indicam a niacina para seus pacientes todos os dias.
TER FLUSH OU NÃO TER O FLUSH? Essa é a pergunta deste leitor:
"Aprendemos muito com seu site e seus livros e também aproveitamos. Também incorporamos algumas de suas sugestões em nosso estilo de vida. Minha pergunta para você é uma tentativa de esclarecer o que parece ser uma diferença de opinião sobre a niacina que flui entre você e o Dr. Hoffer. Ele havia escrito neste link que o flush da niacina é normal em muitas pessoas e diminuirá ou desaparecerá quando o paciente continuar a usar niacina em seu nível recomendado de 3.000 miligramas por dia. Você, no entanto, afirma que o flush é uma indicação de ausência de deficiência de niacina. Quem está correto ou estou interpretando mal um de vocês? ”
Resposta de Andrew Saul:
É assim que eu penso: em geral, pessoas com boa saúde geralmente optam por aumentar suas doses gradualmente para minimizar o rubor ou flush. Se eles aumentarem a dose lentamente, o que eu descrevo é bastante preciso. Por exemplo, eu tenho tomado niacina por anos, em doses diárias, mas variadas, dependendo do meu nível de estresse ou ingestão dietética. Eu sei pelo flush (que tive), quando tomei a quantidade de niacina suficiente para o momento. É como desligar a água quente quando a banheira está cheia o suficiente para um bom banho. O Dr. Hoffer é altamente experiente em casos psiquiátricos sérios. Esses pacientes têm dependência de niacina, não uma mera deficiência. Vamos deixá-lo falar por si mesmo:
Dr. Abram Hoffer escreve:
“Nós dois estamos corretos. A maioria das pessoas têm o flush no começo e gradualmente se adapta a ele, a menos que parem (de tomar a niacina) por alguns dias e depois a retomem. Alguns não conseguem se acostumar com isso e tomam as preparações que não provocam o flush. Mas a intensidade do flush é muito variável. Geralmente as pessoas que precisam mais tem um flush menor. Isso inclui pessoas com artrite, esquizofrenia e idosos com problemas cardiovasculares. Alguns esquizofrênicos não têm o flush até que melhorem e, posteriormente, passam a tê-lo. Mas a presença do flush ou a sua intensidade não pode ser usada exclusivamente para medir a necessidade, pois há muitas variáveis, como ter ou não comida no estômago, se a bebida tomada com a niacina é quente ou fria, o tipo de comida e uso de outra medicação. Os antipsicóticos reduzem a intensidade do flush, assim como a aspirina e os anti-histamínicos. ”
LEITURA RECOMENDADA:
Niacina: A Verdadeira História (Niacin: The Real Story) por Abram Hoffer, Andrew W. Saul e Harold D. Foster. Revisada em http://www.doctoryourself.com/niacinreviews.html Medicina Ortomolecular para Todos (Orthomolecular Medicine for Everyone) por Abram Hoffer e Andrew W. Saul. Revisado em http://www.doctoryourself.com/orthomolecular.html
As citações acima do Dr. Hoffer são de uma comunicação particular em 7 de abril de 2002.
Copyright C 2013, 2008, e anos anteriores por Andrew W. Saul. Andrew Saul é o autor dos livros FIRE YOUR DOCTOR! (Demita seu Médico)! How to be Independently Healthy (Como ser Independentemente Saudável) (How to be Independently Healthy avaliações dos leitores em: http://www.doctoryourself.com/review.html) e DOCTOR YOURSELF: Natural Healing that Works. (SEJA MÉDICO DE SI MESMO: Cura natural que funciona). (revisado em http://www.doctoryourself.com/saulbooks.html)
Esses livros estão disponíveis em qualquer vendedor de livros na Internet, mas não estão à venda neste site.
Observações minhas, Sílen:
- Não há nem ao menos uma morte por ano provocada por vitaminas (fonte). Drogas farmacêuticas, devidamente prescritas e tomadas da maneira prescrita, matam mais de 100.000 americanos anualmente. Erros hospitalares matam ainda mais.
- Restaurar a saúde deve ser feito nutricionalmente, não farmacologicamente. Todas as células, em todas as pessoas, são feitas exclusivamente do que bebemos e comemos. Nem ao menos uma célula é feita de remédios.
- Não adquira a forma de liberação prolongada (Time Released) da vitamina B3 ou niacina, pode ser perigoso! A Niacina ou Niacin é a flush formula (que você fica vermelho como se tivesse tomado muito sol por alguns minutos e coça um pouco, isto não faz mal algum e a Niacinamida ou Niacinamide é a non-flush (sem rubor) formula.
- A melhor maneira de controlar a sensação do flush com precisão é começar com pequenas quantidades de niacina e aumentá-las gradualmente, até que o primeiro flush seja notado. Um método é: comece com apenas 25 miligramas (25 mg) de niacina três vezes por dia, por exemplo, em cada refeição. No dia seguinte, tome 50 mg no café da manhã, 25 mg no almoço e 25 mg no jantar. No dia seguinte, 50 mg no café da manhã, 50 mg na hora do almoço, e 25 mg no jantar. E, no dia seguinte, 50 mg em cada uma das três refeições. No dia seguinte, 75 mg, 50 mg e 50 mg. Em seguida, respectivamente, 75, 75 e 50, e assim por diante (fonte). Pode-se tomar 1000 mg de vitamina C com a niacina, três vezes ao dia, para também amenizar o flush. Tabletes de niacina de 50 mg são facilmente divididos ao meio, para produzirem duas metades de tabletes, contendo 25 mg de niacina cada e tabletes de niacina de 100 mg podem ser divididos ao meio, gerando duas metades de 50 mg cada.
- Normalmente são necessários cerca de três meses, tomando a maior dosagem de niacina (1000 mg três vezes ao dia) e da vitamina C para que níveis de colesterol sejam estabilizados em níveis mais baixos. Quanto custa a tomar 3000 mg de niacina e vitamina C? Estas duas vitaminas podem ser compradas com um custo total de cerca de 50 centavos (de dólar) por dia (nos EUA)
- A utilização contínua da niacina diminui a mortalidade de forma confiável e prolonga a vida (fonte)
- É recomendado por dr. Abram Hoffer um polivitamínico de alta potência (contém 50 mg de complexo B) ou o o complexo B 50 (50 mg) ou B 100 (100 mg). Também há este polivitamínico nacional com 65 mg de complexo B bioativo para mulheres e para homens. Estes fornecem piridoxina, ácido fólico e vitamina B-12, assim como outras vitaminas. A adição dessas vitaminas, inevitavelmente, será benéfica uma vez que as outras vitaminas possuem propriedades terapêuticas próprias, além de impedir que os níveis de homocisteína elevem-se demasiadamente. Mas mesmo a niacina, tomada sozinha foi benéfica, não prejudicial. E isso confirma o que Dr. Hoffer estudou e testou desde 1952, quando a Ibegan usava megadoses de niacina e niacinamida para esquizofrenia e outras condições, incluindo níveis elevados de colesterol e artrite. Os autores não inventaram qualquer factoide, mas é muito provável que alguns dos leitores ignorarão quase todo o relatório, exceto que a niacina eleva homocisteína e, portanto, aumenta o risco de doença cardíaca. Em breve você verá esse factoide se repetindo incessantemente. A niacina é um aceitador de metilo e este pode ser o mecanismo que conduz à elevação dos níveis de homocisteína. A niacinamida é também um aceitador de metilo, mas não tem nenhum efeito sobre os níveis de lípidos no sangue (colesterol e outros). O seu efeito sobre os níveis de homocisteína não é conhecido, mas não há nenhuma evidência de que ela reduza a expectativa de vida. Pelo contrário, ela tem grande valor no tratamento de estados senis, tanto físicos e mentais, e prolonga a vida (fonte).
- Monitorar o uso a longo prazo da niacina é uma boa ideia para qualquer pessoa. Isto consiste em pedir para seu médico verificar a sua função hepática com um simples exame de sangue, mas antes de fazê-lo pare de tomar a niacina por 5 dias (fonte)."
Fonte:
http://www.doctoryourself.com/niacin.html