18/09/2019.
Lupron (leuprolide) foi originalmente aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para tratar o câncer de próstata, mas agora é prescrito rotineiramente para outras condições, como endometriose e "puberdade precoce" - ou seja, puberdade que começa muito cedo (geralmente considerada abaixo dos oito anos de idade para meninas, abaixo de nove anos para meninos). Muitos desses pacientes experimentaram efeitos colaterais extremos que afetaram sua saúde e suas vidas, incluindo fortes dores nas articulações, osteoporose, sistemas imunológicos comprometidos e problemas de saúde mental, como depressão severa e até ideação suicida. A FDA recebeu 24.000 relatórios de reações adversas, cerca de metade das quais a agência considerou graves.
Por anos, Sharissa Derricott, 30 anos, não fazia ideia do porquê sua saúde estar se deteriorando. Aos 21 anos, um cirurgião substituiu sua articulação deteriorada da mandíbula. Ela foi diagnosticada com doença degenerativa do disco e fibromialgia, uma condição de dor crônica. Seus dentes estavam perdendo o esmalte e quebrando.
Nada disso fazia sentido até ela descobrir uma comunidade de mulheres on-line que descrevem sintomas semelhantes e têm uma coisa em comum: todas haviam tomado um medicamento chamado Lupron (leuprolide).
Milhares de pais optaram por injetar esta droga em suas filhas, que foi aprovada para interromper a puberdade em meninas jovens, mas também é comumente usada para ajudar crianças pequenas a crescerem mais.
A versão pediátrica da droga vem com poucos avisos sobre efeitos colaterais a longo prazo. Também é usada em adultos para combater o câncer de próstata ou aliviar a dor uterina e a Food and Drug Administration tem avisos nos rótulos adultos da droga sobre uma variedade de efeitos colaterais.
Mais de 10.000 relatórios de eventos adversos arquivados na FDA refletem as experiências de mulheres que tomaram Lupron. Os relatórios descrevem tudo, desde ossos quebradiços a articulações defeituosas.
Em entrevistas e fóruns on-line, as mulheres que tomaram o medicamento quando meninas ou iniciaram o tratamento de uma filha, descreveram efeitos colaterais adversos que foram bem documentados em adultos.
Mulheres que usaram o Lupron há uma década ou mais para retardar a puberdade ou aumentar a altura, descreveram os efeitos colaterais de curto prazo listados no rótulo pediátrico: dor no local da injeção, alterações de humor e dores de cabeça. No entanto, elas também descreveram condições que geralmente afetam as pessoas muito mais tarde na vida. Uma jovem de 20 anos da Carolina do Sul foi diagnosticada com osteopenia, um afinamento dos ossos, enquanto uma de 25 anos da Pensilvânia tem osteoporose e coluna espinhal rachada. Uma mulher de 26 anos em Massachusetts precisou de uma cirurgia de substituição total do quadril (artroplastia). Uma adolescente de 25 anos em Wisconsin, como Derricott, tem dor crônica e doença degenerativa do disco.
“Parece que estou sendo punida por ter sido experimentada quando criança”, disse Derricott, de Lawton, Okla. “Eu odiaria que uma criança fosse submetida ao Lupron, atingisse minha idade e passasse pelas coisas que passei. ”
Nas entrevistas com mulheres que tomaram Lupron para adiar a puberdade ou crescer mais, a maioria descreveu depressão e ansiedade. Vários relataram suas lutas ou as de uma filha, com impulsos suicidas. Uma mãe de um paciente de Lupron descreveu convulsões.
Essas queixas foram recentemente examinadas pela FDA, que regulamenta a segurança de medicamentos.
"Atualmente, estamos realizando uma revisão específica do sistema nervoso e de eventos psiquiátricos associados ao uso de agonistas do GnRH, uma classe de medicamentos, incluindo o Lupron, em pacientes pediátricos", afirmou a FDA em comunicado em resposta a perguntas da Kaiser Health. Notícias e informações do The Center for Investigative Reporting.
A FDA também está analisando convulsões mortais decorrentes do uso pediátrico de Lupron e outros medicamentos de sua classe. Embora existam outras drogas semelhantes à Lupron, ela é líder de mercado e milhares de mulheres se juntaram a grupos do Facebook ou fóruns na Internet nos últimos anos, alegando que a Lupron arruinou suas vidas ou as deixou aleijadas.
Mas a FDA ainda não emitiu avisos adicionais sobre uso pediátrico, e os usos não aprovados dos medicamentos persistem.
Enquanto isso, pediatras e pesquisadores da indústria estão criticando os médicos por usarem o Lupron para ajudar as crianças com puberdade normalmente cronometrada a crescer mais, uma prática "off label", que foi demonstrada há mais de uma década que causa danos. A prescrição off label é legal e comum, mas significa que os médicos estão usando drogas de maneiras que a FDA não determinou ser segura e eficaz.
Em 2009, um consórcio internacional de pediatras alertou contra esse uso. Entre eles, estava uma endocrinologista pediátrica, a Dra. Erica Eugster, cuja pesquisa descobriu que os medicamentos para retardar a puberdade são amplamente utilizados off label, mesmo que a segurança de tal prescrição não seja comprovada.
Os problemas de saúde descritos por mais de uma dúzia de mulheres em entrevistas podem ilustrar os efeitos de longo alcance do uso pediátrico e justificar uma investigação mais aprofundada.
Efeitos colaterais de Lupron
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Lupron: (urticária, respiração difícil, inchaço no rosto ou na garganta) ou uma reação cutânea grave (febre, dor de garganta, queimação nos olhos, dor na pele, pele vermelha ou roxa com erupção cutânea que se espalha e causa bolhas e descamação).
Dor óssea, perda de movimento em qualquer parte do seu corpo; inchaço, ganho de peso rápido; uma convulsão; mudanças incomuns no humor ou no comportamento (choro, raiva, irritação); dor ou desconforto repentino no peito, chiado no peito, tosse seca; micção dolorosa ou difícil; alto nível de açúcar no sangue - aumento da sede, aumento da micção, fome, boca seca, odor de hálito frutado.
Podem ocorrer efeitos colaterais raros, mas graves.
Dor ou sensações incomuns nas costas, dormência, fraqueza ou sensação de formigamento nas pernas ou pés;fraqueza muscular ou perda de uso, perda de controle intestinal ou da bexiga;sintomas de ataque cardíaco - dor ou pressão no peito, dor se espalhando para o queixo ou ombro, náusea, sudorese; ou sinais de derrame - dormência ou fraqueza repentinas (especialmente em um lado do corpo), dor de cabeça súbita e intensa, fala arrastada.
Os efeitos colaterais comuns do Lupron podem incluir:ondas de calor, sudorese, acne, erupção cutânea, comichão, pele escamosa; mudança de humor; dor de cabeça, dor geral; inchaço vaginal, coceira ou secreção;sangramento generalizado; ganho de peso;diminuição do tamanho do testículo; ou vermelhidão, dor, inchaço ou escorrendo onde a injeção foi realizada.
Será que compensa arriscar tanto por apenas alguns centímetros?
Dicas do dr. Mercola para Adiar Naturalmente a Puberdade e dicas minhas:
- Tanto quanto possível, compre e coma produtos orgânicos e carnes orgânicas para reduzir sua exposição a hormônios, pesticidas e fertilizantes adicionados. Evite também o leite e outros produtos lácteos que contenham o hormônio de crescimento bovino recombinante geneticamente modificado (rBGH ou rBST). Se conseguir obter queijos maturados de pequeno produtor em feiras locais, estes provavelmente não usam hormônio do crescimento transgênico. A korin tem carne orgânica.
- Coma principalmente alimentos crus e frescos. Os alimentos processados, pré-embalados (de todos os tipos) são uma das principais fontes de soja e produtos químicos, como BPA e ftalatos. Leia seus rótulos sempre, pois já vi até uma marca de biscoito de polvilho com farinha de soja.
- Armazene seus alimentos e bebidas em vidro em vez de plástico e evite usar embalagens de plástico e alimentos enlatados (que geralmente são revestidos com envoltórios que contêm BPA). Fui adquirindo potes de vidro com tampas de plástico aos poucos e costumo comprar azeitonas em conserva apenas em embalagens de vidro e não consumo outros enlatados. Raramente compro suco, mas quando o faço, prefiro em garrafas de vidro.
- No caso de crianças pequenas use garrafinhas e copinhos de vidro sem BPA. Para levar para outros locais, minha filha também usava de inox.
- Certifique-se de que os brinquedos do seu bebê estejam livres de BPA, como chupetas, anéis de dentição e qualquer coisa que seu filho possa estar propenso a chupar. Opte sempre que possível por brinquedos de madeira ou que não sejam flexíveis.
- Use apenas produtos de limpeza naturais na sua casa para evitar ftalatos.Veja os seguinte posts: Como Limpar sua Casa Sem Produtos Químicos Tóxicos ,
37 Aplicações para o Vinagre: para Limpeza, Saúde e Beleza e Como Desinfetar sem Produtos Tóxicos: Vinagre Branco e Água Oxigenada. - Mude para marcas naturais de artigos de higiene como xampu, pasta de dente, antitranspirantes e cosméticos (protetor solar atóxico, etc). Veja: Lista de Produtos de Higiene Pessoal Livres de Substâncias Químicas Nocivas.
- Evite o uso de purificadores de ar artificiais, toalhas com perfume para secadoras, amaciantes de tecido ou outras fragrâncias sintéticas, muitas das quais também podem prejudicar seu equilíbrio hormonal. Se desejar cheiro em suas coisas, utilize algumas gotinhas de óleos essenciais que são terapêuticos, ao invés de nocivos: Usos Surpreendentes dos Óleos Essenciais e Óleos Essenciais: Casa Perfumada e Repleta de Benefícios.
- Substitua suas panelas e frigideiras antiaderentes por utensílios de cerâmica ou de vidro. Veja: Panelas: Conheça quais Materiais as Constituem que Fazem Mal à Saúde e o Como Utilizá-las
- Ao reformar sua casa, procure alternativas “verdes”, sem toxinas, em vez de revestimentos regulares de tinta e vinil. Veja este post: Tintas e Vernizes são Tóxicos
- Substitua sua cortina de chuveiro de vinil por uma feita de tecido.
- Evite a soja não fermentada, especialmente se estiver grávida ou estiver usando fórmula infantil. Evite também a soja transgênica (quando não for mencionado, é transgênica. Orgânicos não podem ser transgênicos ou OGM ou conter pesticidas e fertilizantes sintéticos).
- Mantenha seus níveis de 25 hidroxi vitamina D entre 50 a 100 ng/ml. Veja: Vitamina D a Cura Proibida
- Use um filtro de água que remova flúor como o com velas low fluor da Purific. Veja este site para mais informações. Evitar bebidas prontas com água com flúor como todas industrializadas: refrigerantes, chás, sucos com adição de água e água mineral.
- Consumir vegetais folhosos orgânicos e frescos e sucos de vegetais para auxiliar a desintoxicar metais pesados e leves provenientes da água (o filtro Purific com velas low fluor remove 90% deles), alimentos, vacinas, panelas, medicamentos e outros. Veja também: Destoxificação de Metais Pesados.
https://thefederalist.com/2018/12/14/puberty-blockers-clear-danger-childrens-health/
https://www.refinery29.com/en-us/2017/03/143124/lupron-delay-puberty-drug-health-risks
https://www.drugs.com/lupron.html
https://portuguese.mercola.com/sites/articles/archive/2018/01/30/puberdade-precoce.aspx?fbclid=IwAR1vfX73MD-MORmHml7TBqDifQtffo7b2dsZkE3tRTbqmCY79Q7XcQYCpeQ